A Prefeitura de Dourados realiza nesta quarta-feira, dia 21, no auditório da Embrapa, um ato referente à Agricultura Familiar, que contará com diversas ações voltadas aos pequenos agricultores de Dourados e região e com a presença de representantes de ministérios e órgãos estaduais e municipais ligados ao setor.
Segundo o secretário municipal de Agricultura Familiar, Ermínio Guedes dos Santos, o ato acontece às 9h, com assinaturas de convênios e termos de cooperação técnica da Prefeitura com instituições parceiras e com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para implantação do Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar.
Ainda durante o ato acontece o lançamento do Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar de Dourados, em que o prefeito Laerte Tetila e o secretário Ermínio apresentarão aos pequenos produtores as conquistas para o setor e o lançamento do Banco Municipal de Alimentos de Dourados.
Também está prevista a homologação da lei que reestrutura o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Dourados - CMDR e apresentação do sub-programa de Segurança Alimentar e Auto-Sustentação, da responsabilidade do Comitê Gestor de Políticas Indigenistas para a região sul do Estado.
Outro ato importante no evento, segundo Ermínio, é a assinatura de contratos de crédito rural do Banco do Brasil, pelo Pronaf B, com agricultores indígenas. "Os agricultores indígenas estão otimistas com o novo rumo que a agricultura familiar está tomando nas aldeias e aprovam a gestão do prefeito Laerte Tetila nas melhorias levadas à Reserva", afirmou o secretário.
Ermínio confirmou para o ato as presenças de Marco Aurélio Loureiro, diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar; de Aloísio Guapindaia, diretor-executivo da Funai; do delegado do MDA no Estado, Celso Arruda; de Rosangela de Barros, secretária de Desenvolvimento Territorial Centro-Oeste do MDA; José Antonio Roldão, diretor-presidente da Agraer.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias foi convidada para o evento, assim como representantes do Ministério do Meio Ambiente. "Temos a convicção de que o ato marcará a administração do prefeito Laerte Tetila no desenvolvimento da agricultura familiar em Dourados", afirma Ermínio, lembrando que a entrada é franca. FONTE: Agora MS ? MS