Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIA DA AMAZÔNIA
Agricultura Familiar em defesa da Amazônia
WhatsApp

05 de Setembro de 2017


Arte: Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
dia da amazônia

A Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta. Possui sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas. Além do Brasil, ela abrange mais oito países: Peru, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Tem como principais rios o Amazonas, Negro, Solimões, Japurá, Purus, Juruá, Madeira, Tapajós e Rio Branco.

A Amazônia também é uma importante fonte de biodiversidade. Estima-se a existência de cerca de 40 mil espécies de plantas diferentes, mais de 400 mamíferos, cerca de 1.300 aves e cerca de 3 mil espécies de peixes concentrados na maior bacia hidrográfica do planeta. Além de toda essa biodiversidade, a Amazônia abriga várias comunidades tradicionais de indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos e agricultores(as) familiares, que dependem diretamente da floresta e das suas águas para o seu sustento.

Para conscientizar a população brasileira e todo o mundo sobre a importância da Amazônia para o meio ambiente, e debater sobre os problemas atuais envolvendo a sua preservação, o dia 5 de setembro foi escolhido para celebrar o DIA DA AMAZÔNIA. Essa data foi escolhida em homenagem a Dom Pedro II que, em 5 de setembro de 1850, criou a província do Amazonas.

Infelizmente, esse patrimônio brasileiro está sendo ameaçado. A região é muito visada para a extração de madeira e de minérios, para obras de infraestrutura e a conversão da floresta em áreas para pasto e para produção de commodities pelo agronegócio. Outra ameaça diz respeito ao aumento do desmatamento na Amazônia. De agosto de 2015 a julho de 2016 a área desmatada foi de 7.989 km2, um índice 29% maior que o período anterior. A estimativa é de que esse tamanho de desmatamento tenha sido responsável pela liberação de 586 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, equivalendo a oito anos de emissões de gases por todos os automóveis no Brasil.

Para piorar, o governo ilegítimo de Michel Temer publicou o Decreto nº 9142, que extinguia uma área de reserva na Amazônia – a Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca), com 47 mil quilômetros quadrados, sendo alvo de projetos para extração de ouro e outros minerais nobres. Apesar de ter revogado o decreto após críticas, ambientalistas avaliam que o novo texto traz mais salvaguardas para as áreas protegidas, mas alertam que continua sem proteger a região dos efeitos indiretos da mineração, como garimpo e desmatamento.

A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Barbosa Malheiros, deixa uma importante mensagem de reflexão para todos e todas nós neste DIA DA AMAZÔNIA: “Todo o mundo sabe do tamanho da importância da Amazônia para todos e todas que vivem nesse planeta. E cada vez mais tem crescido o desrespeito pelo pulmão do mundo que é a Amazônia, com o desmatamento aumentando, com a violência contra aqueles e aquelas que estão tentando preservar e isso está bem claro no Pará e no Amapá, por exemplo. Então, a Amazônia, que deveria ser preservada pelo mundo inteiro, está sendo mais uma vez violentada de forma descarada e irresponsável por esse governo golpista que está aplicando mais um golpe quando ele assina esse decreto extinguindo a Renca, ele está assassinando a maior parte do mundo, porque não é só desmatar e tirar as árvores, mas no momento que você faz a exploração de minérios, você polui a natureza e polui os rios. Com esse decreto também se acirram os conflitos agrários, porque existem muitas comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e de agricultura familiar nesta área. O nosso papel é lutar pela nossa Amazônia e preservá-la para todos e todas nós. Precisamos continuar na luta e dizer NÃO a esse governo golpista e não aceitar essa situação”. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico