Fotos: Nemo Amaral
O Chile está sediando a XXVI Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) do Mercosul, que tem a Presidência Pro Tempore da Argentina. A atividade acontece de 20 a 23 de junho de 2017, em Olmué, no marco da comemoração dos 50 anos da Lei da Reforma Agrária do Chile, e conta com a participação dos governos da região e com representação das organizações da sociedade civil da agricultura familiar, entre elas a CONTAG.
Esse foi o motivo de a Argentina ter cedido ao Chile o direito de sediar o evento e, pela primeira vez, uma reunião da Reaf acontece em um país que não é associado pleno ao Mercosul. Dentro da programação da Reaf está sendo realizada a 1ª Conferência Regional de Agricultura Familiar do Mercosul Ampliado, com momentos específicos de articulação da sociedade civil da agricultura familiar; de grupos temáticos que abordarão as políticas de igualdade de gênero, políticas fundiárias, de acesso à terra e reforma agrária, juventude rural, comercialização e acesso a mercados, mudanças climáticas e outros temas. Também estão previstos o Seminário “Modelos de articulação público privado para uma agricultura familiar sustentável; apresentação dos vencedores do II Concurso de Boas Práticas para a Agricultura Familiar; apresentação da Campanha Regional #MulheresRurais, Mulheres com Direitos, entre outros momentos.
A CONTAG está sendo representada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, pela secretária de Mulheres, Mazé Morais, e pela assessoria da entidade. “É uma reunião importante porque acontece em uma conjuntura política muito delicada na região, especialmente no Brasil, mas nós conquistamos esse espaço institucional de participação da sociedade civil que é fundamental no âmbito do Mercosul. Esperamos que esta Reaf possa aprovar grandes diretrizes para chegar ao órgão máximo do Mercosul, fortalecendo e construindo políticas públicas voltadas à agricultura familiar”, destaca Broch.
Mazé Morais também está com grandes expectativas. “Espaços como este da Reaf contribuem bastante para o fortalecimento da organização das mulheres trabalhadoras rurais. Também esperamos que a ONU aprove o indicativo da Reaf da década da Agricultura Familiar (AIAF+10), dando prosseguimento aos avanços obtidos com a campanha do Ano Internacional da Agricultura Familiar, em 2014”, acrescentou a dirigente da CONTAG.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi