Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
INICIATIVA
Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável são tese de mestrado na UnB
WhatsApp

25 de Setembro de 2014



TEMAS RELACIONADOS:
iniciativa

A agricultura familiar é tema de mais um estudo acadêmico que merece destaque. O jovem Sidinei Esteves Oliveira de Jesus escolheu o projeto do Assentamento Amigos da Terra, localizado no município de Darcinópolis, ao norte do estado do Tocantins, para ser tese de seu mestrado na Universidade de Brasília, defendido para a banca na tarde de ontem, dia 24. Intitulado “Construção do Território, atividade apícola e reprodução camponesa: estudo sobre o projeto de assentamento Amigos da Terra, Tocantins, Brasil”, Sidinei realizou um diagnóstico e análise da situação social, econômica e ambiental do assentamento.

Desde a perspectiva da segurança e soberania alimentar da comunidade, o autor iniciou sua apresentação fazendo referência à importância da reforma agrária como elemento primordial na construção da territorialidade local, no desenvolvimento socioeconômico e sustentável do cerrado tocantinense e, por consequência, na melhoria da qualidade de vida das famílias assentadas.

No diagnóstico feito por ele, demonstrou-se que a principal atividade desenvolvida pelos moradores do assentamento é a apicultura, que oferece trabalho e renda à quase totalidade da população local. Cerca de 60% dos moradores se dedicam exclusivamente à atividade agrícola e apícola. Sidinei destacou que a comercialização do mel é relativamente precária por diversas questões: falta de assistência técnica adequada para investir na produção, escassez de recursos hídricos no local, a devastação do cerrado pela produção de eucalipto em grande escala e legislação sanitária incompatível com a realidade da agricultura familiar.

Entre os principais resultados apresentados, destacou-se a importância da atividade apícula na construção da territorialidade da comunidade, na geração de trabalho e renda para os agricultores familiares. A escassez de recursos hídricos aliada à pressão exercida pelo agronegócio sobre o cerrado tocantinense e sobre os trabalhadores assentados na área têm dificultado a produção de mel para a comercialização e o desenvolvimento social e econômico da comunidade. Outro obstáculo ao desenvolvimento da comunidade refere-se a ausência das políticas públicas necessárias ao avanço social, econômico e ambiental da área assentada.

A CONTAG aprecia iniciativas como essas, e incentiva trabalhos acadêmicos que tratem da realidade do campo brasileiro. “Valorizamos e parabenizamos Sidinei pela dedicação à agricultura familiar, pelo esforço empregado neste trabalho e pela convicção do papel da agricultura familiar pra segurança e soberania alimentar do povo, sobretudo o papel da reforma agrária para construir o espaço efetivamente de fazer cidadania”, declara William Clementino, vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, que acompanhou o trabalho e esteve presente em na apresentação.

Sidinei já foi técnico agrícola da Associação dos Trabalhadores Rurais do Vale do Corda, em Vanderlândia-TO. Formado em geografia, fez pós-graduação e agora caminha para o título de doutor. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila (com informações da Secretaria de Relações Internacionais)



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico