14/03 - 07:28 - Agência Safras
ImprimirEnviarCorrigirFale ConoscoSAFRAS (13) - O Programa de Organização Produtiva da Agricultura Familiar (Agro-B), que tem como objetivo elaborar, contratar e prestar assistência técnica a propostas de crédito da linha Pronaf B, conta agora com um Comitê Gestor Estadual em Pernambuco. Criado no dia 6 de março, em reunião realizada na Escola Agrotécnica Federal de Barreiros, o comitê tem como missão aproximar ainda mais as ações do Pronaf das necessidades dos agricultores familiares.
Para isso, contará com o apoio de 67 comitês municipais, que serão criados em todos os municípios atendidos pelo programa no estado.
De acordo com o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Pernambuco, Genivaldo Delgado, a criação dos comitês gestores nos municípios e do comitê estadual constitui um importante avanço. "Com isso, cria-se um grande instrumento de controle e gestão social, além da qualificação na aplicação do Pronaf", ressalta.
Participaram da reunião para a formação do Comitê Gestor Estadual do Agro-B em Pernambuco, além da Delegacia do MDA, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), o Instituto de Capacitação e Cidadania do Nordeste (ICN) e representantes das superintendências do Banco do Brasil (BB), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Capacitação O Programa de Organização Produtiva da Agricultura Familiar ganhou reforço de 70 técnicos agropecuários capacitados para auxiliar na qualificação das propostas submetidas pelos agricultores familiares pernambucanos à linha de crédito Pronaf B. O treinamento aconteceu durante o III Curso de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), realizado no período de 27 de fevereiro a 4 de março. Além de atuar na elaboração, contratação e assistência técnica a 10.000 propostas de crédito, os técnicos poderão auxiliar na inclusão dos trabalhadores rurais em outras políticas públicas, de acordo com o perfil de cada grupo beneficiário. As informações partem da Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário.