SAFRAS (10) - O apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) à assistência técnica no Rio Grande do Sul e por intermédio dos programas federais foi amplamente debatido nesta quarta-feira (9), em Brasília, no gabinete do ministro Guilherme Cassel. O ministro e o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Adoniram Sanches Peraci, receberam à tarde o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado, João Carlos Machado, e o diretor estadual de Silos e Armazéns (Cesa), Luiz Carlos de Oliveira.
A Emater/RS está recebendo este ano R$ 10 milhões do MDA é, juntamente com as empresas de assistência técnica e extensão rural do Pará e da Bahia, a que mais recursos obteve do Ministério. Por intermédio da parceria no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), segmentos como o do feijão, frutas, arroz e uva, em especial, também são beneficiados. O Rio Grande do Sul ainda é o estado onde os agricultores familiares e assentados da reforma agrária mais obtiveram recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na última safra, a de 2006/2007, foram contabilizados 287.302 contratos no estado, o equivalente a R$ 1,44 bilhão.
Nesta quarta-feira, o secretário pediu, especialmente, o auxílio do MDA para o rápido escoamento do arroz ainda mantido nos armazéns da Cesa. "Vamos trabalhar para que haja leilões do arroz excedente e que eles priorizem o produto de agricultores familiares", informou o secretário de Agricultura Familiar, Adoniram Sanches Peraci. As informações partem da Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário.