Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA CRIA GRUPO SOBRE SI
Agricultura cria grupo sobre sistema sanitário
WhatsApp

21 de Fevereiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
agricultura cria grupo sobre si

Deputados da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural criaram nesta quinta-feira um grupo de trabalho para elaborar um projeto de lei que fixe novas regras para o sistema sanitário brasileiro no setor agropecuário. O objetivo é fazer um contraponto às restrições que vêm sendo estabelecidas, por exemplo, pela União Européia, no caso da carne brasileira.

De acordo com o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS), o Brasil não tem os mesmos problemas dos países europeus. "Queremos fazer uma proposta e um sistema de rastreabilidade que tenha a pretensão de ser nacional, mas que seja tirado de pessoas que efetivamente estão lá no campo: o produtor que embarca o boi, que vacina o boi, que faz toda essa parte. E que seja exeqüível. Nós temos que nos comprometer com aquilo que nós podemos executar", ressaltou.

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), coordenador da reunião, já apresentou projeto de decreto legislativo para sustar a norma do Ministério da Agricultura sobre a rastreabilidade do gado que havia sido acertada com os europeus.

Questionamento na OMC

Outros especialistas querem a abertura de um questionamento formal, um painel, sobre as restrições impostas pela União Européia à carne brasileira na Organização Mundial do Comércio.

O representante da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Horriz Friança, disse que o Brasil deve aproveitar as oportunidades de negociação que tem. "Enquanto houver uma porta aberta para negociação, e essa porta continua aberta, nós devemos postergar essa decisão. Eu vejo com muita dificuldade as chances de êxito do Brasil em um painel dessa natureza. Em março, nós receberemos outra missão da União Européia e, caso as garantias que o Brasil oferecerá sejam realmente aceitas, a tendência é de ampliação do número de propriedades inicialmente indicadas com a possibilidade de aceitação", afirmou.

Segundo Friança, o Brasil não tem como rebater de maneira científica todas as exigências dos europeus. Agora em março, uma missão européia estará no País para discutir a lista de 300 propriedades que poderão continuar exportando carne para aquele mercado comum. O Brasil havia apresentado uma lista inicial de 2.700 propriedades.

Rejeição

Para Ronaldo Caiado e outros representantes do setor rural, o Brasil deveria adotar uma postura de rejeição da lista fixada pelos europeus e continuar negociando para obter um resultado mais significativo. "Se eles vierem amanhã e o Ministério da Agricultura ceder para que a União Européia identifique propriedades rurais, eu posso garantir que o pequeno e o grande expedientes [períodos para discursos durante a sessão do Plenário da Câmara] serão insuficientes para poder listar a quantidade de parlamentares que lá estarão desautorizando essa iniciativa do Executivo brasileiro", disse.

Para Pedro de Camargo Neto, da Associação Brasileira da Indústria Suína, o Ministério da Agricultura foi ineficaz na negociação com os europeus. FONTE: Agência Câmara ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico