Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA: STEPHANES ANUNCIA
Agricultura: stephanes anuncia prioridades para o mapa
WhatsApp

28 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
agricultura: stephanes anuncia

SAFRAS (28) - As prioridades para a sua gestão no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foram anunciadas, nesta quinta-feira (27), pelo ministro Reinhold Stephanes, em reunião com os secretários, assessores e dirigentes das empresas vinculadas: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Stephanes ressaltou a qualificação da equipe.

"Estou muito satisfeito com a equipe do ministério. Acredito muito no modelo que temos trabalhado com alta descentralização", disse. Hoje o ministro completa um ano de gestão a frente do Mapa.

Confira abaixo os pontos centrais definidos para o Mapa e os comentários do ministro: Defesa sanitária animal e vegetal - Caminhamos bastante na defesa especialmente por ser uma área muito sensível e muito ampla. Organizamos muitos pontos neste setor, mas ainda temos muito a realizar Pesquisa Agropecuária (Programa de Aceleração do Crescimento, rede de pesquisa de etanol e zoneamento do plantio de cana) - "Estou convencido de que o saldo futuro da agricultura dependerá ainda mais da pesquisa. Precisamos produzir mais, temos que evoluir em novas áreas. Temos também as questões climáticas e a necessidade de aumento da produtividade".

Seguro agrícola (Fundo de Catástrofe) - "Com o Fundo de Catástrofe o seguro agrícola vai efetivamente servir como instrumento para cumprir a função de Estado. Este instrumento será estruturante para o setor, a médio e longo prazos".

Endividamento dos produtores - "Estamos com o desenho final da proposta do endividamento elaborada em conjunto com os Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento Agrário, Banco do Brasil, Comissões de Agricultura da Câmara e do Senado".

Adubos e defensivos - "Com relação aos defensivos estamos andando bem com os genéricos, mas quanto aos adubos ainda há uma dependência do Brasil, que importa em média 70% da matéria-prima. Estamos com um grupo de inteligência estudando o assunto e, nos próximos meses, esperamos indicar propostas para resolver o problema a médio e longo prazos" Infra-estrutura - (Centro-Oeste) - "O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê obras importantes, mas ainda precisamos avançar em outros pontos estruturantes".

Biotecnologia - "Se não incluirmos na pauta de debate a biotecnologia e os organismos geneticamente modificados (OGM) como pontos importantes, sem dúvida, vamos ficar para trás".

Mercados internacionais - "Temos boas perspectivas, pois a demanda mundial está aquecida. Agora, para avançarmos mais, precisamos sanar algumas questões comerciais e sanitárias. A efetivação do cargo dos adidos agrícolas será fundamental neste processo".

Juros agrícolas - "Já conseguimos baixar os juros, mas podemos avançar ainda mais nesta questão".

Rastreabilidade - "O trabalho que está sendo desenvolvido agora é extraordinário. O caminho a percorrer é longo e estamos mobilizando as melhores inteligências do Brasil e de outros países em torno desta questão".

Plano de Recuperação da Lavoura Cacaueira - "Sabemos que plantar cacau é um bom negócio, pois há mercado e o Brasil tem tecnologia para isso. No momento, estamos concluindo um plano para revigorar a lavoura do cacau". As informações partem da Assessoria de Imprensa do Mapa. FONTE: Último Segundo



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico