Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA: ENTIDADES DO SETOR
Agricultura: entidades do setor são contrárias à extinção da agenciarural (go)
WhatsApp

22 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
agricultura: entidades do setor

SAFRAS (22) - O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás-FAEG, Macel Caixeta, recebeu hoje (22), o apoio do setor privado e público por ser contrário à incorporação da Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Agenciarural) à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro), conforme foi determinado pelo governador Alcides Rodrigues na reforma administrativa. Macel Caixeta lembrou a importância da atividade agropecuária para o Estado e ressaltou que 80% das exportações são provenientes do agronegócio e 60% do PIB goiano é oriundo do campo. Ele enfatizou que em junho deste ano, encaminhou um documento ao governador de Goiás, no qual mostrava a importância do setor público agrícola na economia goiana e sugeriu algumas mudanças em prol do desenvolvimento do setor, mas não obteve resposta.

Em relação ao processo de reforma administrativa, Macel argumentou que a Faeg não foi comunicada da incorporação da Agenciarural pela Secretaria da Agricultura. Tal fato causou descontentamento a Federação, pois o abrangente trabalho a instituição possui 218 escritórios -, realizado pela Agenciarural pode ser extremamente prejudicado já que a instituição se faz presente em 218 municípios goianos.

Macel fez questão de frisar que não é contrário à reforma administrativa do governo do Estado e que vê necessidade de enxugamento da máquina, a qual está inchada. Mas, segundo ele, a incorporação trará graves prejuízos, porque uma instituição como a Agenciarural agregada à Secretaria da Agricultura não terá a agilidade necessária para dar a dinâmica que o setor exige. Exemplificou o caso de convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, cujas assinaturas foram adiadas por causa da proposta governamental da fusão. Com isso, a agricultura familiar já está sendo atingida e recomendou outras providências para a economia desejada pelo governo atual.

Estiveram presentes na mobilização promovida pela Faeg, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), Embrapa Arroz e Feijão, Universidade Federal de Goiás, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca de Goiás, Organização das Cooperativas de Goiás, Superintendência Federal de Agricultura, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás (CREA) e do Centro Tecnológico para Pesquisa Agropecuária (CTPA).

Trabalhadores rurais podem ser prejudicados.

O secretário de Política Agrícola, Divino Goulart representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg) -, disse ser a favor do enxugamento e em prol da eficiência. Ele diz que a extinção da Agenciarural significa o comprometimento à capacitação dos trabalhadores rurais e a decadência maior da assistência técnica rural. Goulart defende que seja revista a decisão de enfraquecimento dos setores ligados ao trabalhador. Devido a toda essa situação solicitamos junto com a Faeg, uma audiência com o governador Alcides Rodrigues, para discutir a manutenção da estrutura da Agenciarural e assegurar as políticas públicas para o trabalhador rural goiano, argumenta.

A chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Beatriz Pinheiro, reconheceu os esforços da Faeg em prol da agricultura familiar, observou que o setor passa por dificuldades e manifestou também a sua tristeza pela dilapidação do patrimônio constituído pela Agenciarural. Trata-se de uma rede bem estruturada de trabalho, que promove a interlocução com os demais segmentos agropecuários. Sem a autonomia da Agenciarural, o setor sem dúvida ficará comprometido, conclui a pesquisadora. As informações são da assessoria de Imprensa da Faeg.

(VA) FONTE: Último Segundo



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico