SAFRAS (18) - Melhorar a utilização do crédito rural pelos pequenos produtores e garantir baixos índices de inadimplência. Esses são os objetivos de uma série de reuniões que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vem realizando, desde a última semana, nas regiões Norte e Nordeste do Estado.
Nesta terça-feira, o encontro acontece em Montes Claros, a partir de 9h, no Hotel Dimas Lessa (Rua Pires de Alburquerque, 291, Centro).
Durante todo o dia, os coordenadores estaduais das áreas de Mercado e Crédito, Valdo Berbert Camilo e João Augusto Guabiraba, repassarão para 30 extensionistas de municípios da região as orientações do último convênio assinado entre a Emater-MG e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que garante assistência técnica gratuita para os projetos financiados pela linha B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A meta, até o final de 2008, é atender cerca de 32,6 mil produtores, em encontros coletivos (realizados por meio de associações e cooperativas), além de fazer 1.634 atendimentos individuais, na região Norte e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. São as áreas de atuação do Banco do Nordeste, outro parceiro na campanha para melhorar o aproveitamento dos recursos disponíveis e fortalecer a agricultura familiar em Minas Gerais. "Nesta primeira etapa, estamos capacitando os extensionistas, dentro dos princípios de qualificação do crédito rural para os pequenos produtores. Eles são orientados a acompanhar de perto os projetos financiados pelo Pronaf B, para auxiliar os agricultores na melhor forma de utilizar os recursos, para ter sucesso em suas atividades e também para cumprir seus compromissos com o banco", explica Valdo.
Já foram realizadas capacitações de técnicos da Emater-MG das unidades regionais de Teófilo Otoni, Almenara e Capelinha. Além do treinamento desta terça-feira, em Montes Claros, estão previstos para esta semana ainda encontros com profissionais das regionais de São Francisco e Januária (na quarta-feira, dia 20), e de Janaúba e Salinas (na quinta-feira). No atendimento aos agricultores, além de assistência técnica para os projetos financiados pelo Pronaf B, os extensionistas da Emater-MG também farão o acompanhamento da gestão dos recursos e vão auxiliar na orientação para os agricultores que estão inadimplentes, no sentido de renegociarem seus débitos.
Em dezembro, o Banco do Nordeste suspendeu a liberação de recursos do Pronaf B em 23 municípios do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O motivo é que nesses municípios o índice de inadimplência superou 15% em relação ao valor total dos contratos em vigor. A suspensão atinge os municípios em que há pelo menos 50 operações de crédito e prejudica também outros agricultores, que ficam impedidos de obter financiamentos pelo Pronaf B até a recuperação de 50% do valor dos contratos inadimplentes.
PRONAF B O Pronaf B é uma linha de microcrédito rural voltada para investimentos de atividades desenvolvidas no meio rural e também para custeio da produção de mamona, no caso do Proframa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Pode ser acessado por produtores com renda bruta anual familiar de até R$ 4 mil reais, sendo que até 70% da renda pode ser de outras atividades além daquelas desenvolvidas no estabelecimento rural. O limite de financiamento por contrato é de R$ 1.500,00 para pagamento em até 2 anos. A taxa de juros é de 0,5% ao ano e se todas as parcelas forem pagas em dia, há um desconto de 25% sobre o valor da dívida. As informações partem da Assessoria de Imprensa da EMATER de Minas Gerais.