Os agricultores familiares paranaenses que têm interesse em obter financiamento para projetos de investimento por meio do Pronaf devem apresentar as propostas no banco até o dia 30 de abril.
"Eles também podem procurar os STTRs para se orientar sobre o assunto", afirma o vice-presidente e diretor de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Mário Pléfk.
De acordo com Pléfk, a Federação está participando de uma mobilização, em parceria com o Banco do Brasil, Secretaria de Estado da Agricultura e Emater, que visa ampliar a o acesso de mais agricultores familiares ao Pronaf.
Na última safra, o Paraná utilizou cerca de 70% dos R$ 1,3 bilhão destinados pelo governo federal para atender a agricultura familiar no Estado. O objetivo da superintendência do BB é superar o volume de R$ 1 bilhão em créditos de custeio e investimento ofertados em todas as linhas do Pronaf, a partir da safra 2008/2009. Para tanto, pretende superar os gargalos existentes no processo e contemplar aqueles que ainda estão excluídos do programa.
Através de uma iniciativa denominada Campanha de Inclusão ao Pronaf - CIP -, a Fetaep, juntamente com os 298 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados, está fazendo um levantamento para identificar os agricultores familiares que ainda não foram beneficiados pelo programa. "Os sindicatos ficaram com a incumbência de promover essa pesquisa e divulgá-la intensamente em seus municípios", informa Pléfk.
Mais informações: Fetaep - (41) 3322-8711 / 9981-2131