Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTORES SÃO INCENTIVADOS A
Agricultores são incentivados a usar novo sistema de produção
WhatsApp

24 de Abril de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
agricultores são incentivados a

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro) vai apoiar 100 famílias de agricultores e agricultoras familiares da região do Alto Turi a desenvolver um novo sistema de produção, denominado de "roça nova" ou nova matriz tecnológica. O anúncio foi feito pelo secretário de Agricultura, Domingos Paz, na segunda-feira, 21, na Quadra XVI, em Santa Luzia do Paruá, durante o Dia de Campo organizado pela Seagro e que contou com a participação de mais de 300 participantes.

O novo sistema de produção tem como principal característica a não utilização do fogo, o uso de cobertura de folhagens para a proteção do solo e o plantio consorciado de culturas. Coube ao professor Emanuel Gomes de Moura, doutor em Agronomia e coordenador do Mestrado de Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) apresentar a experiência da "roça nova". Os agricultores e agricultoras familiares assistiram com atenção à exposição do professor e lhe dirigiram muitas perguntas.

Há anos que a Uema desenvolve a experiência de "roça nova" em várias regiões do estado. Comparado ao sistema tradicional de corte e queima usado secularmente pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais, o novo sistema de produção tem como vantagens, dentre outras, o aumento da produção e da produtividade das culturas e o uso permanente da área. Contudo, esses resultados só podem ser alcançados gradativamente.

"Essa nova forma de produzir é muito interessante e pode representar uma alternativa para milhares de famílias rurais que, hoje, trabalham no sistema de corte e queima que não responde mais às suas necessidades", afirmou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e secretária de Agricultura de Amapá do Maranhão, Ivanete Coelho Reis.

O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado do Maranhão (Fetaema), Francisco Sales, participou do Dia de Campo e disse que o governador Jackson Lago e o secretário Domingos Paz estão no caminho certo quando decidem enfrentar um dos maiores problemas da agricultura familiar, que é o já esgotado sistema de produção baseado no corte e queima. "É preciso começar com experiências demonstrativas, que convençam o agricultor e a agricultora familiar de que é possível produzir mais, com melhores condições de trabalho e respeitando o meio ambiente", explicou.

Capacitação - As famílias que vão participar da experiência da "roça nova", residentes nos municípios de Nova Olinda, Presidente Médice e Santa Luzia do Paruá, já estão cadastradas pela Seagro. Elas passarão por um amplo processo de capacitação que terá como foco os princípios agroecológicos, que fundamentam a experiência do novo sistema de produção. A Seagro vai trabalhar em parceria com a Uema na implantação da experiência da "roça nova".

Para o secretário Domingos Paz, é fundamental o envolvimento do poder público municipal e a capacitação dos agricultores para a implantação da experiência de "roça nova". "Só vamos avançar nesse trabalho se estabelecermos as parcerias necessárias e capacitarmos o nosso agricultor", esclareceu.

O prefeito de Santa Luzia do Paruá, Newton Ferraz, se comprometeu em apoiar o trabalho da Seagro por intermédio da participação e da capacitação do corpo técnico da secretaria municipal de Agricultura e da compra do calcário, matéria orgânica necessária para a recuperação de solos enfraquecidos. FONTE: Jornal Pequeno/MA - 23/04/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico