No Sul do Ceará, os agricultores comemoraram os resultados.
Nesta quarta-feira (19), os nordestinos comemoraram o dia de São José, considerado padroeiro dos agricultores. Segundo a tradição, é o santo que garante chuva no sertão. Neste ano, ele caprichou. No Sul do Ceará, os agricultores comemoraram os resultados. Depois de quase três meses de chuva, a paisagem do interior do estado mudou. O agricultor Vicente Belo, morador de Barbalha, já começou a colher na lavoura de milho e feijão que plantou no começo do ano. "Está caindo [chuva] em abundância todos os dias", disse.
O lavrador Francisco Teles ajuda a colher o feijão do vizinho. "Nós damos graças a Deus e graças a São José, que mandou a chuva e nós plantamos e estamos colhendo", falou.
No mês de março, os reservatórios ficam cheios. Para o sertanejo, é a confirmação do chamado inverno no sertão nordestino.
Açudes e cachoeiras
De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, de janeiro até agora já choveu só no Sul do estado quase 700 milímetros. Foi suficiente para aumentar o volume de água dos açudes e cachoeiras, como uma localizada no município de Missão Velha. "É uma riqueza pra gente. Nós só ficamos felizes com o inverno quando vemos a cachoeira em uma situação como esta", disse o trabalhador rural José do Nascimento.
Na terra onde São José foi escolhido como padroeiro, é a ele que os moradores agradecem pela chuva. "Meu divino São José, imploro em vossos pés, mandai chuva com abundância, meu Jesus de Nazaré", declamou o agricultor Cícero de Lima. FONTE: G1 Globo