O trabalho esta sendo coordenado no município pelos profissionais do Escritório DA Emater.
Na região dos setes medidores de energia instalados pela Copel seis estão em Salto do Lontra, graças a agilidade daqueles que estão envolvidos e empenhados pela sua efetivação.
O agricultor enquadrado terá no horário compreendido entre 21h30 até as 6 horas da manhã uma redução de 60% na energia elétrica, sendo que o valor da energia rural já é mais barata em relação à paga pelos moradores da cidade.
Na comunidade do Bom Fim quem aderiu ao programa é o agricultor Sabino Soranzo.
Ele investiu R$ 7.400,00 reais na compra de 500 metros de cano, bomba d,água motor 7,5 HP e registros para uma área de aproximadamente 4 alqueires. O financiamento foi pelo Pronaf D.
Pelo sistema, o aspersor tem condições de molhar a uma distancia de 25 metros DA base,sendo que em uma hora molha o solo o equivale de 15 a 25 milímetros.
Em cada área irrigada, ou seja, em cada piquet é possível soltar OS animais a cada 15 dias para pastar.
Samuel Soranzo filho de seu Sabino,disse que OS benefícios são grandes, porque o custo para alimentar OS animais diminuem e isso segundo ele é continuo, mesmo em tempo de estiagem.
Outro agricultor que aderiu ao programa é João Carlos Dal Berto conhecido por Carlão Verdureiro.
Ele e sua família trabalham com o cultivo de hortaliças há 16 anos e há 12 anos adotaram o serviço de irrigação. Agora com o surgimento deste programa de subsidio na conta luz no período DA noite, Carlão também optou pelo mesmo e com isso poderá irrigar 1,5 alqueire pagando mais barato a luz no fim de mês. Além de Carlão e a esposa Neiva, na propriedade trabalham também OS filhos e de seis a 10 funcionários desde o plantio, até a colheita das hortaliças. Carlão disse ingressou no programa, pois terá benefícios com o custo DA energia que gasta para molhar as hortaliças. Comentou que economizando com o gasto DA energia no fim do mês o lucro será maior.
Flavio Medeiros da Agencia da Copel de Francisco Beltrão explica que o agricultor interessado em aderir ao programa deve procurar a Emater que fará um levantamento e se confirmada a possibilidade a Copel será comunicada e fará toda a instalação para levar o programa ao agricultor. FONTE: Rádio Independência ? PR