A produção de milhares de agricultores familiares estará exposta na 5ª Feira Nacional da Agricultura Familiar, que ocorre de 26 a 30 de novembro no Rio de Janeiro. São esperados cerca de 200 mil visitantes para conhecer dez mil tipos de produtos, entre alimentos, artesanato, roupas, acessórios e outros. Ao todo, serão 480 estandes, que ocuparão uma área de 25 metros quadrados, na Marina da Glória.
Um dos expositores será o produtor de café orgânico Admir Rossman, do município de Santa Maria de Jequitibá (ES). O agricultor participará da Feira Nacional pela primeira vez. O café produzido por ele tem certificação internacional e é exportado para os Estados Unidos e Áustria. "Imagino que participar será muito bom, pois pelo o que conheço da Feira, teremos contato com muitos consumidores e possíveis compradores", disse.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o visitante poderá conferir vários espaços da Feira, com ilhas temáticas - estandes coletivos de produtores das áreas de orgânicos, da biodiversidade, do artesanato, da cachaça e do biodiesel. Haverá ainda um espaço para degustação e venda de produtos típicos levados por agricultores familiares da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. As mulheres produtoras rurais também terão um espaço reservado a elas.
Comidas e guloseimas - A organização da Feira estima que os expositores levarão cerca de 500 toneladas de produtos, entre pratos típicos e iguarias, para serem comercializados durante os cinco dias do evento. Derivados do leite, queijos, embutidos, defumados, doces, geléias, sucos, vinhos produzidos em diferentes estados estarão na Feira.
Além das iguarias expostas nos stands, os visitantes também poderão conferir as ilhas de alimentação, que são espaços onde os pratos serão preparados na hora. Serão dez ilhas, com produtores de cinco regiões. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias