Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTORES FAMILIARES PARTICI
Agricultores familiares participam da 1ª Conferência de Juventude neste final de semana
WhatsApp

27 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
agricultores familiares partici

Nesta sexta-feira e sábado (28 e 29/03) ocorre a 1ª Conferência Estadual de Juventude no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre. A atividade deve reunir cerca de 1500 jovens, delegados designados nas conferências municipais realizadas em cerca de 50 municípios gaúchos. A conferência estadual elege delegados para a Conferência Nacional, que ocorre de 27 a 30 de abril, em Brasília. No Brasil, são 48 milhões de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil.

Terra, crédito e assistência técnica

Agricultores familiares de várias regiões do estado estarão presentes na etapa estadual e federal. Acesso à terra, à crédito para agricultura diversificada e agroecológica, assistência técnica, formação continuada para os jovens trabalhadores rurais poderem aplicar em suas propriedades foram as demandas apresentadas pelos jovens da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/Sul) em seis Conferências Livres em Sarandi, Ipê, Erechim, Tenente Portela, Ibiaçá e São Lourenço do Sul. Pólos culturais nas comunidades rurais, com acesso à internet, biblioteca, cinema e teatro é outra necessidade apresentada em todos os encontros.

"São necessárias políticas específicas para o jovem rural. Participaremos da conferência estadual e nacional para levar adiante nossas reivindicações para serem atendidas e fazer valer nossos debates", destaca a coordenadora da Juventude da Fetraf no Rio Grande do Sul, Ionara Albani.

Mobilização gaúcha

O assessor da Secretaria Nacional da Juventude para o Rio Grande do Sul, Rafael Braga Librelotto, comemora a participação dos jovens gaúchos no processo e estima que o Estado realizará uma das três maiores conferências do país. Ele destaca também o esforço comum de entidades, partidos e poder público como condições para este sucesso de participação. "Houve um esforço geral, apartidário, motivado pelo reconhecimento da importância de atender com políticas públicas este segmento que é o que mais sofre com os problemas do país", observa. Violência, oportunidades de trabalho como primeiro emprego e acesso ao ensino público superior estão entre as demandas centrais apresentadas nas conferências municipais.

Cartilha como subsídio de debates

O deputado Ivar Pavan lançou a cartilha "Direitos da Juventude" para contribuir nas discussões nas conferências. O parlamentar petista dedicou-se nos últimos três anos a garantir uma universidade federal para o Norte gaúcho e uma escola técnica para a região do Alto Uruguai. As duas lutas tiveram êxito e estão sendo implantadas pelo governo federal.

"A sensibilidade do governo Lula e as lutas dos movimentos sociais, como a Fetraf, asseguram esses avanços que criam perspectivas para os jovens, tanto urbanos como no meio rural", destaca o parlamentar.

A Cartilha "Direitos da Juventude" contém o Estatuto e o Plano Nacional da Juventude, dois Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional e que devem ser aprovados na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Detalha ainda todas as políticas públicas do PAC da Juventude que visa a atender 4,2 milhões de jovens excluídos em mais de quatro mil cidade nos próximos três anos. "O importante deste processo é o diálogo com o jovem para construir condições positivas de futuro para a juventude", observa o assessor do mandato para Assuntos de Juventude, Guilherme Ortiz.

O governo federal criou a Secretaria Nacional de Juventude, ligada à Secretaria-Geral da Presidência da república, justamente para implementar políticas públicas a este segmento juvenil. Também foi criado o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), em fevereiro de 2005, como um espaço de diálogo da sociedade civil, governo e juventude. FONTE: ClickErechim ? RS



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico