Representantes da Contag, da Fetaesc e dos STTRs de Blumenau e de Luiz Alves se reúnem nesta quinta-feira (11) com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel. A reunião acontece em Brasília e trata da recuperação da área rural atingida pelas enchentes em Santa Catarina.
Segundo dados do Conselho de Desenvolvimento Rural dos Municípios, o estado já acumula prejuízos de R$ 596 milhões. O número pode ser ainda maior, devido à dificuldade de acesso em muitos municípios.
Aproximadamente 18 mil propriedades rurais foram atingidas no estado, com perdas em diversas culturas permanentes e anuais, além dos prejuízos em produção animal. Para minimizar a situação dos agricultores familiares, o segmento encaminhará um documento ao MDA com reivindicações que tratam da anistia das dívidas de custeio da safra atual e da prorrogação de todos os débitos do crédito rural. Também pedirão a liberação de recursos para a recomposição das pastagens e forrageiras necessárias à manutenção do setor leiteiro e crédito emergencial para a reestruturação das propriedades.
Com informações da Fetaesc FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias