700 agricultores e agricultoras familiares do Espírito Santo e de Minas Gerais estão em Brasília para reivindicar medidas emergenciais: anistia das dívidas relacionadas ao crédito rural, principalmente dos agricultores e agricultoras que tiveram perda total do projeto-plantio-lavoura; crédito emergencial não retornável com o objetivo de produzir alimentos em pequenas áreas para abastecimento das famílias, feiras, PAA, PNAE, mercados locais, cestas e outros; Proagro Mais; e acesso a água.
Outro ponto com destaque na pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais é a reforma da Previdência Social. A CONTAG, as Federações e Sindicais reafirmam, no documento, o seu posicionamento contrário a qualquer proposta que venha retirar direitos da classe trabalhadora.
Nesta terça-feira, 8 de março, os agricultores e agricultoras familiares chegarão à Esplanada dos Ministérios a partir de 7 horas. A concentração será em frente à Catedral de Brasília.
Às 8 horas está prevista a abertura da mobilização, com falas políticas em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Está prevista uma audiência com o ministro Patrus Ananias às 11 horas, com uma comissão de negociação.
A partir de 13 horas, os agricultores e agricultoras familiares seguirão em marcha até o Congresso Nacional, e uma comissão participará da Audiência Pública da Comissão Especial da Crise Hídrica, na Câmara dos Deputados, às 14h30. A última agenda do dia será uma reunião com as Bancadas do ES e MG, às 17h30.
A Mobilização Nacional dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais em Brasília continuará até o dia 10 de março, com audiências previstas também para os Ministérios da Fazenda, do Meio Ambiente, da Integração Nacional e com a Casa Civil. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi