Os agricultores rurais do sul do estado estão preocupados com as poucas chuvas que caíram na região desde o ano passado. A informação é do Secretário de Assalariados Rurais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí - FETAG-PI, Manoel Simão, que esteve recentemente visitando os municípios Curimatá, Avelino Lopes a Eliseu Martins.
De acordo com Manoel Simão, o período chuvoso sempre começa mais cedo na região do sul do Estado. “As chuvas sempre começaram mais cedo em nossa região, por volta do mês de novembro. Mas no ano passado não foi isso que aconteceu”, ressalta.
Segundo o Secretário, muitos agricultores chegaram a plantar, mas por causa das poucas chuvas, as sementes não vingaram. “E já estamos no mês de janeiro, e muitos municípios da região sul, estão há quase 30 dias sem chuvas”, disse.
Em função disso, a FETAG-PI faz um alerta. “Nós que fazemos a Federação estamos muitos preocupados com a situação dos nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais. E estamos solicitando providências urgentes por parte dos governos tanto Federal, Estadual e Municipal que façam urgente a distribuição e sementes para esses trabalhadores”, declarou.
Para Simão, é necessário que essas medidas sejam tomadas urgentes. “É preciso que essas sementes cheguem o mais rápido possível a esses regiões, para que quando as chuvas por lá chegarem, os agricultores possam fazer o plantio a tempo”, finalizou. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues