Cerca de 80 famílias de agricultores rurais que cultivam na propriedade conhecida como Ilha da Patiaca, localizada no povoado Passagem da Canoa, no município de Buriti dos Lopes, ao norte do Estado do Piauí, correm o risco de não poderem mais trabalhar na região. A denúncia foi repassada à FETAG-PI, através do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Buriti dos Lopes, Elias Carvalho.
De acordo com Elias Carvalho, essas famílias trabalham nessa propriedade há mais de 10 anos, uma área que corresponde à 264 ha. “Esse terreno foi doado para essas famílias, através de uma certidão de registro, repassada para os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Ilha da Patiaca, doado pela União”, explicou.
No entanto, um suposto proprietário da região, entrou na Comarca de Buriti dos Lopes com uma Ação de Reintegração de Posse, tendo logrado êxito judicialmente. “Baseado nisso, nós procuramos a Federação para buscarmos uma solução”, disse o Presidente do STTR.
Em função disso, nessa terça-feira (13) a diretoria e Assessoria Jurídica da FETAG-PI se reuniu com a representante da Comissão dos Direitos Agrários da OAB-PI, Joselda Nery, para tratar sobre a questão e buscar soluções para o conflito.
Segundo a Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura e o Secretário de Política Agrária, Devaldo Nunes, o caso já está sendo analisado pelo setor jurídico da entidade. “Estamos estudando a situação e queremos buscar auxílio de outras instituições, a fim de que possamos sensibilizar a justiça e resolvermos esse problema. Afinal de contas, essas famílias precisam de ajuda, porque é de lá que esses trabalhadores tiram o próprio sustento”, declara. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues