Fruto do Grito da Terra Brasil 2021 (GTB 21), agricultores(as) familiares de Minas celebram o acesso ao Pronaf Jovem! A conquista veio a partir de um caminho que passou pelo acesso à linha de crédito ter sido inserido na pauta do GTB 21 e de várias reuniões entre a CONTAG, Federação de Minas (FETAEMG) e o banco do Brasil para resolver problemas de adequação no sistema da instituição financeira. O GTB é o momento em que a CONTAG, Federações e Sindicatos filiados apresentam a pauta do Plano Safra ao governo federal.
“A primeira conquista foi inserir o acesso à linha de crédito para a juventude na pauta do Grito da Terra Brasil. A segunda foi a partir de um diálogo da CONTAG e FETAEMG junto ao banco do Brasil e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para resolver problemas no sistema e assim permitir a liberação do crédito para a juventude rural mineira”, compartilha a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
Da articulação feita pela CONTAG, FETAEMG e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jordânia|MG, a jovem Marina Dias Nunes finalmente pôde acessar o recurso.
“O Pronaf Jovem é de suma importância para o(a) jovem desenvolver os projetos agrícolas na comunidade, contribuir com a economia da família e para os municípios e estados que vierem a implementar o programa”, diz a jovem agricultora formada pela Escola Família Agrícola de Itaobim (EFA BONTEMPO), e atualmente cursando Agronomia.
“Isso nos mostra que existe a linha de crédito e recurso a ser acessado. Acompanhamos a proposta desde o início e aprendemos o caminho. Ao acessar o Pronaf Jovem estamos fortalecendo a sucessão rural, portanto queremos ver toda a juventude do campo colocando seus projetos em prática usando os recursos do programa”, pontua o secretário de Política Agrícola da FETAEMG, Marcos Vinícius.
A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, aproveita para incentivar os(as) jovens de 16 anos a 29 anos para ter acesso à linha de crédito rural Pronaf Jovem e financiar vários investimentos: “destinados à construção, reformas ou ampliações de benfeitorias e instalações na propriedade rural, aquisição de máquinas, equipamentos e implementos, aquisição de matrizes, formação e recuperação de pastagens, proteção e correção do solo, aquisição de bens como tratores e embarcações, entre outras iniciativas”. E ainda destaca: “A inclusão produtiva para juventude dialoga diretamente com a prioridade do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), onde a sucessão rural é de fundamental importância para a continuidade produtiva e das famílias no meio rural”.
O total do crédito do Pronaf Jovem é de até R$ 20 mil, com juros de 6% ao ano, tendo 10 anos para pagar, com até 3 anos de carência. Para acessar a linha de crédito, o(a) jovem precisa ter a DAP Jovem ativa ou o CAF PRONAF, sendo que toda a documentação utilizada na proposta será dos pais.
“Apesar de ser um importante programa conquistado pelo Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), o número de beneficiados(as) ainda é baixo. Na última safra, apenas 151 jovens acessaram o Pronaf Jovem em todo Brasil e nos últimos 03 meses apenas 15 contratos foram concebidos. Precisamos ampliar esse quadro e permitir que mais jovens sejam contemplados”, destaca a secretária da CONTAG, Vânia Marques Pinto.