Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTOR MINEIRO TEM AJUDA PA
Agricultor mineiro tem ajuda para atravessar a porteira
WhatsApp

30 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
agricultor mineiro tem ajuda pa

"Atravessar a porteira", como se diz na zona rural de Minas Gerais, é o que pequenos produtores do Estado vêm fazendo com a ajuda do Minas Artesanal, programa lançado em junho de 2006 pela Secretaria de Estado da Agricultura (SEAPA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A proposta é capacitar, em um período de cinco anos, 6,5 mil famílias rurais que trabalham com artesanato e gêneros alimentícios, a fim de melhor inserir sua produção no mercado. "Eles sabem produzir, mas não têm idéia de como colocar seu trabalho nos pontos de venda", diz Ilídia Rabelo, superintendente de apoio à agricultura familiar da Seapa.

A profissionalização dos produtores passa pela criação e reforma de 700 fábricas de doces - um dos fortes da culinária mineira. De acordo com a superintendente, os centros serão abertos por meio de parcerias com empresas privadas. "Misturar nas residências a preparação de alimentos para a família e para venda externa não dá certo", explica. A Seapa também pediu ao governo estadual isenção do ICMS para essas famílias. O peso do imposto é de 18% sobre o valor dos artigos. "Pela sua própria natureza, o produto artesanal é mais caro que o industrializado. Nosso objetivo é que ele tenha mais competitividade, gerando renda para as famílias e evitando o êxodo rural", afirma.

Redes de supermercados são um ponto crucial na estratégia de vendas do programa. "Estamos em processo de cadastramento dos produtores, até o início de 2008, para criar uma associação que faça negócios com os supermercados", diz Maria da Graça Lima, coordenadora técnica da Emater-MG, executora do programa Minas Artesanal.

Melhorar a qualidade do produto final, a fim de conquistar espaço nesses pontos de venda, é outra prioridade para as famílias. Segundo Ilídia da SEAPA, desde junho de 2006 já foram investidos R$ 400 mil em capacitação, participação em feiras, construção de gôndolas, confecção de novas embalagens e um plano de marketing. Nessa primeira fase, 1,2 mil artesãos foram orientados, por exemplo, sobre a necessidade de adotar boas práticas de trabalho, como o uso de uniformes, luvas, toucas e máscaras durante a manipulação dos alimentos. O desenvolvimento de marcas é outra iniciativa do programa, feita em convênio com a Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Enquanto não se tornam as novas parceiras dos supermercados mineiros, as famílias participam de feiras comerciais com o auxílio financeiro da SEAPA. Até o momento, cerca de 300 produtores já expuseram seus artigos em feiras de Belo Horizonte, Araxá e Brasília, por exemplo. Um deles é Cícero Magalhães, assentado da reforma agrária há nove anos e que produz farinha de mandioca temperada, entre outros alimentos. Seu pedaço de terra de 21 hectares fica em Campina Verde (a 800 km de Belo Horizonte) e, sem a ajuda do programa, diz ele, não poderia ir a nenhuma das feiras. "Não tenho condições de bancar esse custo", diz. Graças à sua participação em um desses eventos no ano passado, Magalhães conseguiu colocar seus artigos em uma rede de mercearias de Belo Horizonte, cujo público é de classe média alta, segundo ele.

Cecília da Silva faz bolsas, cestarias e baús com nada menos que palha de milho. Ela é também presidente da Associação de Artesãos de Cipotânea, criada em 2001 e que reúne 130 famílias artesãs na cidade de sete mil habitantes. Na década de 40, um padre levou a técnica criada pelos índios Tapajós à cidade, pois, segundo Cecília, muita gente passava fome na região. Por um bom período, no entanto, esse artesanato ficou de lado, mas agora voltou a ser valorizado. "Antes a gente jogava a palha fora, hoje ela vale mais que o milho por aqui", diz a artesã.

Em Bonfim, cidade de oito mil habitantes a 84 km da capital mineira, boa parte da produção de bucha vegetal (120 mil dúzias por ano) é usada para a confecção de bonecas, tapetes de banheiro e até papel reciclado. Luana Silva conta que a cidade produz a trepadeira há mais de 40 anos, mas o artesanato baseado nessa planta iniciou-se apenas em 2001.

A partir daí, as artesãs passaram a diversificar o trabalho, criando arranjos de flores, imagens sacras, molduras de quadros e, em agosto do ano passado, papel reciclado. "Pegamos as sobras, miolos e pontas queimadas e fazemos modelos em diferentes espessuras, cores e texturas", diz Luana, cuja renda aumentou 20% desde que passou a trabalhar com essa técnica nos fins de semana (ela é funcionária da prefeitura local). Mas há famílias que vivem apenas dessa produção. "Agora estamos desenvolvendo uma nova estratégia para chegar às lojas de Belo Horizonte e São Paulo. Estamos só no começo", afirma. FONTE: Valor Econômico ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico