A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) está realizando no município de Santa Rita do Pardo, um trabalho de contenção de erosão no assentamento Mutum.
Na última quinta-feira (3), os pesquisadores da Agraer, Ari Fialho Ardenghi e João Cupertino, realizaram uma vistoria na área prejudicada, juntamente com a gerente de produção do município, Márcia Prado e o técnico local da Agraer, Jurandir Xavier.
De acordo com os pesquisadores, a área vistoriada encontra-se em estágio de degradação de solo, sendo necessárias para sua recuperação, ações que vão desde o fechamento de terraços até a construção de barragens para evitar deslizamentos de terra.
"Para finalizar o processo com eficiência é necessário que se faça também, drenagem nas voçorocas e plantação de vegetação gramínia e arbustiva nos locais afetados", explicam os pesquisadores.
O trabalho para recuperação de solo no assentamento Mutum está sendo realizado pela Agraer em parceria com a prefeitura municipal, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e produtores rurais. FONTE: Corumbá OnLine - 07/04/08