Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGENTES RURAIS: SDA DEFINE CONT
Agentes rurais: SDA define contratação até o fim deste mês
WhatsApp

06 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
agentes rurais: sda define cont

Iguatu. Até o fim deste mês, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará terá uma definição sobre o modelo de contratação dos 600 agentes rurais. A categoria vive dias de expectativa e aguarda uma decisão do governo. Em visita à região Centro-Sul, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, reafirmou o objetivo de fortalecer o trabalho dos agentes rurais e anunciou a contratação de mais 200 profissionais. "O programa é o coração da Ematerce", disse ele. "Vamos equipar os 22 escritórios da Ematerce com veículos e notebooks destinados ao programa", comentou.

Camilo Santana anunciou uma correção do trabalho dos agentes rurais. "Eles devem estar a serviço do agricultor familiar porque o grande pode pagar por assistência técnica", observou o secretário.

O critério para definição da agricultura familiar não é o tamanho da área cultivada ou da propriedade, mas se o produtor tem como principal renda a agropecuária. Além disso, o emprego de mão-de-obra da família também conta.

Santana participou na cidade de Quixelô do Fórum de Desenvolvimento Agrário Regional e Sustentável. Por ocasião do encontro, o novo modelo de contratação dos agentes rurais e o atraso do pagamento referente ao mês de janeiro foram debatidos. Na sexta-feira passada, foram depositados os recursos de janeiro e a previsão do desembolso de fevereiro ainda é para esta semana.

De acordo com o assessor de assistência técnica e extensão rural, Dorimedonte Férrer, "o atraso se deve a mudança de exercício de um ano para o outro", explicou .

Intensificação

Recentemente, os agentes rurais participaram em Fortaleza de uma capacitação técnica, com duração de uma semana. A idéia da SDA é intensificar o programa em todo o Estado. Durante esse encontro, a Secretaria ouviu dos agentes rurais propostas sobre o modelo de contratação. "Estamos sondando representantes da sociedade, técnicos do setor para aprofundarmos as propostas e termos uma definição ainda no mês de março", disse Santana.

Há algumas propostas em avaliação por parte da SDA. Por meio de contrato temporário, de uma associação ou cooperativa que represente a categoria ou até mesmo manutenção do sistema de bolsa com maior prazo de duração. Atualmente, a bolsa da Funcap pode ter duração máxima de três anos.

Conquista

A luta dos agentes rurais lembra a mobilização dos agentes de saúde que já obtiveram conquistas. "A nossa campanha está forte e não vamos recuar, pois solicitamos uma definição do governo até abril, no máximo", disse o presidente da Associação dos Agentes Rurais, José Araújo. Conforme ele, "queremos apoio para manutenção do transporte, melhoria das condições de trabalho e o fim da contração por meio de bolsa que não nos dá nenhum direito e garantia".

Enquanto aguarda uma definição do governo, os agentes rurais promovem nos próximos dias 28 e 29, no município do Crato, localizado na região do Cariri, um encontro regional para discutir os problemas da categoria. "O nosso ideal é resgatar a cidadania no campo e fortalecer a agricultura familiar". Araújo vê duas propostas viáveis, a criação de uma cooperativa ou a formação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Ocip). "Esperamos com urgência uma definição do governo".

SAIBA MAIS

Bolsa mensal

Implantado em 2004, os agentes rurais recebem o pagamento pelo serviço prestado de orientação técnica aos produtores por meio de uma bolsa mensal da Funcap no valor de R$ 900,00.

Contratos

Atualmente, no Ceará, há cerca de 1000 contratados, sendo 600 pelo Estado e 400 pelos municípios. Em algumas cidades, o valor da bolsa é inferior à do Estado. Até o próximo mês de maio serão encerrados o contrato de mais 105 agentes rurais por meio da bolsa da Funcap. Do total de 138 que foram afastados em 31 de dezembro, 109 conseguiram ser aprovados em nova seleção e foram contratados temporariamente por três meses, com direito à renovação por mais três meses, a partir de fevereiro passado.

Honório Barbosa FONTE: Diário do Nordeste ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico