São Paulo, 14 - O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, assina nesta semana um acordo de entendimento para exportação de carne brasileira à Rússia. O acordo é importante para o Brasil, já que a Rússia é um dos maiores compradores de carnes suína, bovina e de aves do País.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, em teleconferência realizada em 14 de dezembro com o diretor do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Serguey Dankvert, entre outros temas foram discutidos os procedimentos para a reabilitação dos estabelecimentos brasileiros autorizados a exportar carne para aquele país.
Na conversa, foi confirmado que a Associação Nacional de Empresas Importadoras de Carnes da Rússia indicará a relação de estabelecimentos brasileiros com os quais há perspectivas de comércio. Essa relação será encaminhada à Secretaria de Defesa Agropecuária, que tomará as medidas necessárias ao cumprimento das exigências da legislação russa. O serviço veterinário russo fará vistorias nos frigoríficos brasileiros, posteriormente, para verificar a adoção dos novos procedimentos. A partir de 1º de dezembro de 2008, os veterinários russos lotados nos portos brasileiros retornarão ao país de origem e a conferência das mercadorias será feita pelos russos nos postos de destino.
Café e Arroz - Uma operação especial de vistoria nos estoques governamentais de arroz e de café terá início hoje por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Durante duas semanas, cinco equipes fiscalizarão o arroz armazenado em 250 unidades, no Rio Grande do Sul, e em sete armazéns de café, em Minas Gerais. O calendário das atividades de fiscalização da Conab, programado para fevereiro foi antecipado em função do volume de estoque armazenado. De acordo com superintendente da estatal, Josenewton Santos, cerca de 1,4 milhão de toneladas de arroz e 5,2 mil toneladas de café estão depositados nos dois Estados. A partir do próximo mês, a Conab segue com o seu cronograma nos demais Estados.
Citros - Termina amanhã o prazo para entrega do relatório semestral de vistoria de plantas cítricas para a doença do huanglongbing (HLB), popularmente conhecida como greening. Os proprietários devem apontar, no documento, o número de plantas inspecionadas e de árvores erradicadas. A entrega deve ser feita no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) mais próximo da propriedade. Há 40 espalhados pelo Estado.
Arroz - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reunirá produtores, industriais, comerciantes, representantes de classe e dos governos estadual e federal para debater os ajustes realizados no quadro de suprimentos de arroz e a conjuntura do mercado para 2008. O encontro será na quarta-feira na superintendência da estatal, em Porto Alegre (RS). No início desta semana a Conab divulgou nota sobre a alteração nos números dos estoques de passagem da safra 2006/2007, de 505 mil para 1,74 milhão de toneladas, sendo 87% de estoque público. Além dos novos números, no encontro também será analisada a utilização, ou não, de mecanismos como a Aquisição do Governo Federal (AGF) e contratos de opção para garantir a manutenção de preços. A próxima safra começa a ser colhida no final de fevereiro e o Rio Grande do Sul é responsável por 60% da produção nacional.
Café - O Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) ofertará 100 mil sacas de 60 kg de café arábica no primeiro leilão de estoques de 2008, que acontecerá pelo sistema eletrônico do Banco do Brasil, a partir das 9 horas, na quarta-feira. Serão ofertados cafés, bebidas rio, riada e dura, dos tipos 6, 6/7, 7 e 7/8, das safras 86/87, 87/88 e 88/89, que se encontram depositados nos armazéns das cidades paranaenses de Apucarana e Maringá. As aquisições poderão ser efetuadas somente pela apresentação de carta de fiança bancária ou pagamento à vista, conforme o estabelecido no aviso de venda 2376, divulgado pelo Banco do Brasil.
Saúde animal - A Divisão de Saúde Animal da Pfizer divulga na quinta-feira os resultados de 2007 e as perspectivas para 2008. Os resultados serão apresentados por Jorge Espanha, diretor da Divisão de Saúde Animal da Pfizer e estarão disponíveis para entrevistas os executivos Élcio Inhe, gerente da Unidade de Negócios Bovinos; Elio Moro, gerente da Unidade de Negócios Bovinos Leite; Ângelo Melo, gerente da Unidade de Negócios Suínos e Aves; Oclydes Barbarini, gerente da Unidade de Negócios Animais de Companhia. O evento será realizado a partir das 10 horas, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, que fica na Alameda Santos, 85. FONTE: Último Segundo