Para debater e traçar estratégias para a inserção e protagonismo das mulheres trabalhadoras rurais nos territórios rurais como forma de fortalecimento de sua atuação política, está sendo realizada em Cuiabá (MT) a Jornada Temática Políticas Públicas Para As Mulheres Trabalhadoras Rurais da região Centro Oeste. Do dia 26 a 29 de maio 26 trabalhadoras do MSTTR e das entidades parceiras da 5ª Marcha das Margaridas se reúnem para definir pautas estratégicas da marcha a partir da realidade local, territoriais, regionais.
No primeiro dia da Jornada Temática foi realizado o painel temático Desenvolvimento Rural Sustentável E Solidário, A Partir Da Ótica De Gênero, Na Região Centro Oeste - feito para as mulheres discutirem o fortalecimento da organização das mulheres no MSTTR, apontar pautas e ações estratégicas para fortalecer a ação das organizações de mulheres nos territórios/ desenvolvimento rural nos estados da região Centro Oeste, na contribuição para o PPA 2016/2019, refletir sobre as consequências do uso de agrotóxicos na região e entender a realidade do trabalho assalariado na região.
Para a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, o encontro está sendo muito importante para fortalecer a questão da identidade da região, principalmente quando se discutem as questões dos impactos do agronegócio no meio ambiente e também nas questões de terra e território. “Além desses temas também discutimos a questão do bioma do cerrado e da importância trazida por essas mulheres sobre os malefícios do uso do agrotóxico”, apontou Alessandra.
A Jornada se encerrará amanhã em um ato na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, onde as margaridas da região Centro Oeste entregarão as demandas para os legisladores e farão uma exposição dos temas de luta no estado.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto