Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICAS SOCIAIS
Ações nas áreas de Previdência Social, Saúde, Proteção Infanto-Juvenil e Educação do Campo avançaram em 2012.
WhatsApp

01 de Janeiro de 2013


rafael fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
políticas sociais

Em 2012, a Secretaria de Políticas Sociais reafirmou a estratégia de defender o fortalecimento do papel do Estado como promotor de políticas públicas sociais enquanto um dos pilares estruturantes da democracia, da cidadania dos trabalhadores(as) rurais e do desenvolvimento rural sustentável. PREVIDÊNCIA SOCIAL – Dificuldades no acesso à aposentadoria e no atendimento da perícia médica foram as principais questões negociadas no ano. Outros destaques: ações vinculadas ao Cadastro do Segurado Especial que demandaram diálogos com o governo e processos formativos de funcionários e lideranças sindicais. São mais de 2.500 STTRs habilitados a fazer a inscrição e a declaração eletrônica de atividade rural.

Desafios: garantir a efetividade do atendimento das perícias médicas aos rurais; uniformizar o entendimento sobre as regras da previdência rural; agilizar a realização do cadastro do segurado especial; assegurar a proteção previdenciária aos assalariados rurais que trabalham em atividades de curta duração; garantir o funcionamento das novas Agências da Previdência Social previstas no plano de expansão que precisam de servidores para fazer o atendimento. SAÚDE – A CONTAG, junto ao Grupo da Terra e ao Conselho Nacional de Saúde, assegurou compromisso dos gestores com a implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta em todos os níveis do SUS. “O resultado mais expressivo foi a habilitação de 8 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador Rural (CEREST)”, avalia José Wilson, secretário de Políticas Sociais.

Outros destaques: aprofundamento e posicionamento do MSTTR sobre uso de agrotóxicos e impactos na saúde e no ambiente; participação na construção do Programa de Saneamento Rural, coordenado pela Funasa; adesão à Campanha SUS+10, que apoia a aprovação do PL de Iniciativa Popular sobre repasse de 10% das receitas brutas da União à saúde pública. “É preciso recolher no mínimo 1,5 milhão de assinaturas e o MSTTR já acumulou quase 14 mil.” PROTEÇÃO INFANTO-JUVENIL – As ações assumiram duas dimensões estratégicas: externa, incidência nos espaços de proposição, articulação e monitoramento das políticas públicas para crianças e adolescentes; interna, aprofundado debate sobre trabalho infantil na agricultura familiar no Coletivo de Políticas Sociais e retomada do GT da CONTAG sobre o tema.

Avanços: eleição da CONTAG como titular no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; I Plenarinha de Crianças do Campo na Plenária da Juventude, que possibilitou formação e escuta destes sujeitos e sensibilizou dirigentes, lideranças e assessorias sobre urgência de garantir e promover direitos das crianças e adolescentes; indicação da CONTAG pela OIT como boa prática da América Latina para a I Conferência Internacional sobre Trabalho Infantil na Agricultura, Washington/EUA. “A participação pôs a CONTAG entre as entidades protagonistas do movimento global de mobilização e articulação da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil (outubro/2013).” Desafio: avançar no debate da construção de creches no campo. EDUCAÇÃO DO CAMPO – Destaque para o lançamento do PRONACAMPO. “Contém uma série de aspectos importantes da política, porém há críticas e limites nas ações propostas que retrocedem em muitos aspectos, como é o caso do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).”

Quanto ao PRONERA, ressalta-se a Lei 12.695/2012, que autorizou o INCRA a pagar bolsa aos professores. O INCRA aprovou e publicou a Instrução Normativa que regulamenta o pagamento de bolsa, valores e condições. Uma ação importante que o GT de Educação do Campo da CONTAG iniciou é a construção de referenciais de orientação para melhor atuação do MSTTR nesta política. Publicações produzidas: caderno Reflexões sobre o fazer pedagógico na formação de lideranças e dirigentes sindicais rurais: desenvolvimento territorial com ênfase na Educação do Campo; e as cartilhas Educação do Campo: Dimensão Educativa da Luta Sindical e práticas pedagógicas na Educação do Campo; e Educação Infantil no Campo: semeando direitos, colhendo cidadania. FONTE: Imprensa CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico