Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TERCEIRA IDADE
Abertura da plenária reforça importância dos idosos na história do MSTTR
WhatsApp

13 de Junho de 2012



TEMAS RELACIONADOS:
terceira idade

Os idosos e idosas rurais compareceram em massa à abertura da 1ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Idosos Rurais, realizada na manhã desta quarta-feira (13 de junho), no auditório do Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), na sede da CONTAG, em Brasília. São mais de 400 idosos(as) de todo o país que lutam por políticas públicas que proporcionem um envelhecimento saudável e ativo também no campo.

A solenidade de abertura contou com a participação do presidente da CONTAG, Alberto Broch, da vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas, do secretário nacional da Terceira Idade, Natalino Cassaro, da representante do Ministério da Saúde, Angela Pinto dos Santos, do secretário nacional da Federação Iberoamericana de Associações de Pessoas Adultas Maiores (Fiapam), Mosar da Costa, da presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), Karla Cristina Giacomin, do representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Distrito Federal, Vicente de Paula Faleiros, do representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Gilney Viana, do representante da CUT, Willian Clementino, e do secretário de Políticas Agrícolas e Agrárias da CTB, Sérgio Miranda. A cerimônia contou ainda com a presença dos outros diretores(as) da CONTAG, de presidentes das federações, do ex-presidente da CONTAG José Francisco, e da deputada Erika Kokay (PT-DF).

Alberto Broch iniciou as falas e saudou todos os delegados(as) afirmando que a realização dessa plenária é um momento muito simbólico e histórico para o movimento sindical. “A presença desses delegados e delegadas é o testemunho da história viva dos 50 anos de luta da CONTAG nesse país”.

Para Alessandra Lunas, a terceira idade também deve ficar atenta às discussões que serão realizadas na Conferência da ONU Rio+20, que iniciará suas atividades ainda nesta quarta-feira. “Devemos debater também a sustentabilidade ambiental no campo. Essa discussão deve ter o olhar da terceira idade sobre os desafios que temos pela frente e os rumos que devemos tomar”.

Já a presidente do CNDI informou que, segundo levantamentos oficiais, atualmente 85% da população idosa vive na cidade. Para Karla Giacomin, o aumento desse índice está causando a perda da cultura e identidade das gerações com o campo e a natureza. “Hoje, não conhecemos pássaros, arvores, essas coisas estão ficando para trás. Tem que ter gente no campo para continuarmos a ter alimentos”. Ela aproveitou a oportunidade para cobrar do governo federal a criação da Secretaria Nacional do Idoso. “A CONTAG, por exemplo, já se antecipou e criou essa secretaria. Essa é a nossa maior vontade: que essa plenária nos ajude a criar essa Secretaria”, reforça.

Por fim, Natalino Cassaro encerrou a solenidade com muita energia e emoção. Ressaltou a importância das pessoas idosas na construção e consolidação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). “Esse trabalho que estamos fazendo começou há 50 anos. Por isso, tem que ter mais carinho e atenção nesse trabalho com os idosos. Nas 27 plenárias que fizemos a partir de setembro de 2011 até abril desse ano, conseguimos reunir mais de 3.500 idosos.” Segundo o dirigente, o IBGE tem mostrado a cada ano um aumento constante da população idosa brasileira. “No Censo de 2010, o IBGE aponta para 21 milhões de pessoas idosas. Agora, em 2012, já estamos com 22,3 milhões. Portanto, 60 anos é apenas metade da idade, dessa luta, desse trabalho.”

O secretário registrou em sua fala vários números importantes para esse público, como: 30% dos idosos(as) só tem 1 ano de estudo; 34% dos idosos(as) ainda não conseguiram aposentar; 55,8% dos idosos(as) são mulheres; 23.700 pessoas estão acima de 100 anos. “Nesse sentido, precisamos que as políticas públicas para esse público sejam colocadas de verdade, que os governos comecem a pensar nisso. Ninguém está preocupado com a terceira idade, está interessado em produzir mais e esquece que a vida tem uma importância muito grande”, destaca. Cassaro aproveita para reafirmar o mesmo desejo da presidente do CNDI: a criação da Secretaria Nacional do Idoso. “Pelas estimativas, em 2040 seremos a maioria da população. Vamos sair daqui com uma moção para dizer à presidenta Dilma Rousseff que queremos a criação dessa Secretaria.”

Para o presidente da CONTAG, a solenidade de abertura foi uma grande festa, com falas riquíssimas e a expectativa que deixa é de que a plenária cumprirá os seus objetivos de avaliar a caminhada e de propor questões de continuidade da luta. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico