Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ABASTECIMENTO POR CARROS-PIPA E
Abastecimento por carros-pipa está suspenso no Ceará
WhatsApp

15 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
abastecimento por carros-pipa e

da Redação

A Defesa Civil do Estado informa que 141 municípios estão em situação de emergência neste segundo semestre do ano. A relação da Secretaria Nacional de Defesa Civil aponta 180 municípios

Está suspenso o abastecimento de água por carros-pipa nos municípios do Ceará atendidos pelo Programa Emergencial de Distribuição de Água que funciona desde abril com recursos do Ministério da Integração Nacional em parceria com o Ministério da Defesa. Atualmente são 89 municípios atendidos, segundo informação do coordenador estadual de Defesa Civil, tenente coronel do Corpo de Bombeiros, José Nildson de Oliveira. Ele diz que não houve o repasse dos recursos do Ministério da Integração, e o Exército Brasileiro, que executa o programa, suspendeu até que a liberação do dinheiro seja providenciada.

De acordo com o tenenete coronel Nildson de Oliveira, no Ceará, neste segundo semestre do ano, 141 municípios do Estado enfrentam a seca e decretaram situação de energência. Outros 23 já solicitaram análise dos técnicos da Defesa Civil do Estado, alegando a escassez de água. "Nossos técnicos estão reunidos em Tauá , no Sertão dos Inhamuns (região castigada pela escassez de chuvas), para definir medidas estruturais".

Na semana passada, ele participou, em Jaguará (SC), de um fórum que reuniu técnicos das Coordenadorias de Defesa Civil de 19 Estados para discutir ações em municípios que enfrentam situações de desatre, risco e emergência. O evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

O órgão, ligado ao Ministério da Integração Nacional, relaciona 180 municípios cearenses, este ano, com portaria de reconhecimento de situação de emergência. O Ceará é o que apresenta maior número entre os estados de Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O coordenador da Defesa Civil do Ceará diz que o governo do Estado está se antecipando nas ações de combate à seca. Na último quinta-feira, o governador Cid Gomes anunciou investimento de R$ 8 milhões em projeto de abastecimento d´água e a ampliação do número de beneficiados pelo Garantia Safra em todo o Ceará no ano que vem. Além disso, anunciou, em reunião com agricultores dos Inhamuns e Sertão de Crateús, que o Estado negocia com o Governo Federal a construção de 100 mil cisternas.

SAIBA MAIS

Os municípios da Região Nordeste atingidos pela estiagem estão recebendo, desde abril passado, assistência do Programa Emergencial de Distribuição de Água, os carros-pipa. Foram liberados R$ 18 milhões para atender 276 municípios em estado de calamidade, reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional.

Naquele mês estavam sendo atendidos 91 municípios da Paraíba, 85 do Ceará, 62 do Rio Grande do Norte, 36 de Pernambuco e dois do Piauí. O Governo Federal prometeu que os estados receberiam água através dos carros-pipa até a volta das chuvas na região. A quadra chuvosa ocorre historicamente de fevereiro a maio de cada ano.

De acordo com o gerente do Centro Nacional de Agentes de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Marx Werner, a estiagem, neste segundo semestre do ano já atinge regiões que, historicamente, não eram atingidas como Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Sul do Espírito Santo. Esses estados também solciitaram o abastecimento de água por carros-pipa.

O Programa Garantia Safra é um seguro criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para garantir a renda dos pequenos produtores no caso de perdas com a seca. Podem se nscrever no programa todos os pequenos agricultores com renda mensal de até 1,5 salário mínimo e que participem de algum dos grupos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Fazem parte da região do semi-árido brasileiro os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, e alguns municípios do Norte de Minas, próximos à Bahia e norte do Espírito Santo. Outra exigência do programa é que os agricultores produzam arroz, feijão, mandioca, algodão ou milho.

FONTE: Banco de Dados

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Relação dos 141 municípios do Ceará em situação de emergência no segundo semestre deste ano, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Acopiara, Abaiara, Aiuaba, Altaneira, Alto Santo, Amontada, Antonina do Norte, Apuiarés, Aracati, Araripe, Arneiroz, Ararendá, Assaré, Aurora, Baixio, Banabuiu, Barbalha, Barreira, Barro, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Boa Viagem, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Carnaubal, Cariruaçu, Cariús, Caucaia, Cedro, Caridade, Cascavel, Catarina, Catunda, Choró, Crateús, Crato, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Farias Brito, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, Graça, Granjeiro, General Sampaio, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibaretama,

Ibicuitinga, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itapajé, Irapiúna, Itapipoca, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jati, Jucás, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Marco, Maranguape, Massapê, Mauriti, Milagres, Milhã, Miraíma, Missão Velha, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Nova Olinda, Novo Oriente, Nova Russas, Ocara, Orós, Pacujá, Palhano, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Pereiro, Poranga, Porteiras, Potiretama, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tarrafas, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá, Trairi, Tururu, Umari, Umirim, Uruoca, Várzea Alegre, Viçosa do Ceará. FONTE: O Povo ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico