A abertura do Encontro foi feita pelo prefeito de Aquidabã, Eurico Souza Filho, que enfatizou a somação que tem marcado a sua administração na área da agricultura. Ele ressaltou a importância do evento por oportunizar dirimir dúvidas e repassar conhecimentos técnicos aos agricultores. Já o Secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana reafirmou o foco da política governamental calcada numa agricultura como negócio, para que o agricultor, independente do tamanho da propriedade, transforme a atividade em comércio.
Viana insistiu na urgência da organização dos produtores, reafirmando sobre a necessidade do associativismo que dê representatividade e voz, aconselhando sobre as dificuldades da comercialização quando cada produtor quer isoladamente vender a produção. Falou também sobre a relação do comércio com a quantidade, o que exige um trabalho em bloco que só será possível através de uma associação ou de um sindicato que represente todos os agricultores. Finalizou sua fala expondo sobre as mudas geneticamente melhoradas que serão disponibilizadas para os agricultores, produzidas na Biofábrica, isentas de pragas e doenças, no próximo ano, num trabalho conjunto do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e a Universidade Federal de Sergipe.
Dentro da programação do Encontro, o Presidente do Deagro, Jéferson Feitoza fez uma explanação sobre o trabalho da Assistência Técnica e as novas determinações e funções dos seus servidores, para o cumprimento da política do governo voltada para a agropecuária. Mostrou como funciona aquele Departamento, os avanços que já foram conseguidos e os treinamentos e cursos que os técnicos vêem participando, num investimento que se amplia na capacitação, para que deságüe num melhor desempenho dos agricultores familiares e nos projetos de reforma agrária, prioridades governamentais. FONTE: Correio de Sergipe ? SE