A principal perda de renda da agricultura familiar se dá na hora da venda da produção. Para vender bem é preciso saber qual a COTAÇÃO dos preços nos mercados local e regional. Verifique aqui se o seu produto está no Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar – PGPAF e compare com os preços de mercado local antes de vender seu produto.
PGPAF
O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais conquistou no GTB/2011 o Programa de Garantia de Preços Mínimos da Agricultura Familiar – PGPM-AF. A maioria dos produtos da agricultora familiar tem preço garantido pelo Governo Federal, dando respaldo aos financiamentos de custeios e investimentos. Os bancos estão autorizados a completar a diferença caso os preços dos produtos no mercado local estejam abaixo dos preços tabelados. Atualmente, o PGPAF é a referência de preços para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Leia mais sobre esses assuntos abaixo. Organiza-se para vender bem a sua produção. Divulgue e discuta com seus vizinhos a importância do PGPAF.
CLIQUE AQUI para ver a Tabela do PGPAF válida para 10/01/2012 até 09/01/2013.
CLIQUE AQUI para ver a Tabela complementar do PGPAF - 10/08/2012 até 09/09/2013.
PAA e PNAE
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são importantes instrumentos de comercialização que podem ser acessados pela agricultura familiar. Por meio deles Você pode garantir a venda da produção de forma planejada com preços negociados antecipadamente. É fundamental estar organizado em cooperativa para garantir uma boa negociação. Informe-se com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu Município.
• Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE
O PNAE contribui para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, através da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais. O programa estimula a produção e consumo de produtos agroecológicos e orgânicos.
O orçamento para o PNAE, em 2012, prevê R$ 3,3 bilhões. No mínimo 30% desses recursos deverão ser aplicados na compra de produtos diretamente da agricultura familiar ou por meio de suas organizações (associações e cooperativas). Cada família pode vender produtos ao PNAE, até atingir o limite de R$ 20 mil por ano.
Para maiores informações procure o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de seu município ou o Conselho de Alimentação Escolar do seu Município.
Outra opção é clicar aqui e acessar o site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE
CLIQUE AQUI e acesse documentos relacionados ao PAA e PNAE
ACESSO A COTAÇÕES
Acompanhe as cotações de preços dos produtos agropecuários diariamente via rádios, TV, Jornais e boletins Diários de Empresas da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e das Centrais Estaduais de Abastecimento (CEASAS).
CLIQUE AQUI para buscar preços dos produtos agropecuários de todo o Brasil (CONAB).
CLIQUE AQUI para acessar a CEASA de seu Estado ou Região.