Há 53 anos a Secretaria de Desenvolvimento Agrário realiza a EXPOECE. E a cada ano supera as expectativas em número de visitantes. Porém este ano o grande diferencial foi a participação da Agricultura Familiar.
A participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece), pelos agricultores/as vindos do interior do estado, marcou a 53ª edição dessa grande feira. Por uma parceria entre FETRAECE e EMATERCE foram ocupados 51 estandes com mais de 100 empreendimentos da Agricultura Familiar. No total, foram 204 pessoas envolvidas nos empreendimentos. Houve também a participação do SEBRAE que ocupou 04 estandes.
Uma mini-fazenda foi construída para receber os visitantes. O lugar era uma viagem às casas do interior: fogão à lenha, rede armada com um baú ao lado, os retratos da família pendurados na parede. Tudo lembrava a vida no campo. Sem esquecer os animais: galinha, porco, vaca, cabras e uma avestruz. Tinha também uma colméia de abelha com apicultor e tudo!
A visita ao Pavilhão da Agricultura Familiar era parada quase que obrigatória. Era certo se encantar com a Casa de Farinha e a Casa de Engenho. Tapioca feita na hora; rapadura, goma... Os estandes de mel e de castanha foram uns dos mais visitados, não esquecendo, é claro as redes, os produtos medicinais, os artesanatos, etc.
Segundo o Secretário de Política Agrícola da FETRAECE, a participação da Federação foi importante. "Foi a primeira vez que a FETRAECE participou da Feira e com certeza não será a última! Mostramos que os nossos agricultores/as familiares tem muito o que mostrar. Foi uma ótima oportunidade de valorizar a agricultura familiar do nosso estado".
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetraece