Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
VENCEMOS A 1ª BATALHA
A luta CONTRA a redução da maioridade penal continua
WhatsApp

01 de Julho de 2015


Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
vencemos a 1ª batalha

O Direito Brasileiro adota a Doutrina da Proteção Integral às crianças e adolescentes, cujos fundamentos são assegurados na Constituição Federal, em convenções e tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário e na legislação específica do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em vigor desde 1990, sendo considerado um marco na proteção da infância e adolescência e que reforça a ideia da “prioridade absoluta” prevista no art. 227 do texto constitucional.

A doutrina jurídica da proteção integral adotada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assenta-se nos princípios da criança e adolescente como sujeitos de direito (titulares de direitos); destinatários de absoluta prioridade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Isso significa, que crianças e adolescentes ganham um novo “status”, como sujeitos de direitos e não mais como menores objetos de compaixão e repressão, em situação irregular, abandonados ou delinquentes, como previa o Código de Menores de 1979.

O Congresso Nacional traz a discussão sobre a redução da maioridade penal, e este fato foi revelador do pouco conhecimento que a sociedade brasileira tem sobre a legislação específica que trata das penalidades previstas para crianças e adolescentes que praticam atos inflacionais, - o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA.

A forma como foi discutida essa temática com a sociedade forçou um jogo perigoso, pois se tentou atribuir às crianças e adolescentes a culpa pelo aumento da violência e a falta de segurança que impera nos grandes centros urbanos e cidades de todo o país.

Ontem, dia 30 de junho de 2015, a Câmara dos Deputados colocou em votação esta matéria e por 303 votos a favor e 184 contra a mesma foi derrotada. Como trata de uma emenda constitucional precisaria que no mínimo 60% dos parlamentares presentes votassem a favor, 308 votos. Como só alcançou 303, por uma diferença de 5 votos o projeto NÃO foi aprovado.

Ressalta-se a importância da participação de milhares de militantes que atuam em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes presentes na Câmara dos Deputados, que embora impedidos de entrarem no plenário, com certeza influenciaram vários parlamentares a votarem contra a aprovação do projeto.

É preciso ficar atento, o Presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Eduardo Cunha, articula uma manobra política, assim como fez na votação sobre a reforma política, para colocar o projeto original em votação, projeto este que considera a redução da maioridade penal para todos os crimes cometidos por crianças e adolescentes, e não só para os crimes hediondos elencados na Lei 8.072/1990 derrotado na votação de ontem.

Portanto, a luta continua, e é de fundamental importância que façamos uma articulação com os parlamentares dos nossos estados, sobretudo aqueles que votaram a favor da aprovação do projeto, para que numa segunda votação estes possam mudar o seu voto e agora se posicionem CONTRA a aprovação do projeto, uma vez que o projeto original é bem pior do que o primeiro, ou seja, ressaltar que para todos os crimes e não só para os hediondos.

Lembramos que votaram contra a aprovação do projeto os Deputados dos seguintes partidos: PSB, PC do B, PSOL, PT, PPS, PV, PROS e PDT.

FONTE: Assessoria Políticas Sociais da CONTAG - Antônio Lacerda



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico