A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em parceria com a FETAGRO e o apoio do Senar, realizou, entre os dias 03 a 05 de dezembro, a 3ª etapa da Oficina de Base com ação no município de Presidente Médici/RO.
O encontro teve a participação de 69 participantes, entre representantes de 22 Sindicatos filiados, da FETAGRO e da CONTAG. A Confederação esteve representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, pela secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, e pelo assessor Arnaldo Brito.
As prioridades estabelecidas durante esta oficina foram o trabalho contínuo na base (comunidades), levando as informações e orientações sobre o direito de acesso as políticas públicas; a participação nos espaços estratégicos, como poder executivo, legislativo e controle social; investir na comunicação, redes sociais, programas de rádios, banners, folders, cartazes, entre outros; prestação de serviços para os filiados(as) como estratégias para novos(as) sócios e sócias; fortalecimento do sistema confederativo com a adesão de novos associados(as); formação e capacitação contínua para dirigentes novos e que estão há mais tempo no MSTTR; e multiplicação com a base com ênfase na sustentabilidade político-financeira.
A realização das Oficinas de Base é um importante momento de aproximação da Confederação com os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares da base. A iniciativa conta com a ida aos polos/regionais sindicais para fazer escuta ativa e debater em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avaliou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Por Verônica Tozzi – Assessoria de Comunicação da CONTAG