Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março de 2015: Feminismo em marcha para mudar o mundo!
WhatsApp

07 de Março de 2015


Marcha Mundial de Mulheres
TEMAS RELACIONADOS:
dia internacional da mulher

Neste 8 de março de 2015, saímos às ruas mais uma vez para afirmar o feminismo como um movimento auto-organizado para mudar o mundo e a vida das mulheres. Em todo o mundo, a Marcha Mundial das Mulheres lança sua 4ª ação internacional, com o eixo “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!”.

Estamos nas ruas para fortalecer a nossa resistência cotidiana ao controle dos nossos corpos, à exploração de nosso trabalho e ao avanço do capital sobre a natureza.

Estamos nas ruas para denunciar a violência do racismo, do machismo e da lesbofobia, e para afirmar as nossas propostas e práticas na construção de uma sociedade baseada na igualdade, na solidariedade, na liberdade, justiça e na paz.

Nem a terra, nem as mulheres são territórios de conquista!

A resistência das mulheres é em defesa das terras onde vivem e produzem, e que são alvo de grandes empresas transnacionais da mineração, do agronegócio e construtoras de grandes obras.

Denunciamos a expansão da mercantilização para todas as dimensões da vida. Em defesa da água como um bem comum e um direito de todas as pessoas, denunciamos as grandes empresas que lucram com o controle das fontes de água; o governo estadual que garante os lucros dos acionistas da Sabesp no mercado financeiro; e o agronegócio que é o grande consumidor de água no estado de São Paulo, enquanto a população fica sem água. Denunciamos a imposição dos transgênicos e o uso de agrotóxicos. Afirmamos a agroecologia e a luta por soberania alimentar como estratégicas para transformar o atual modelo de produção e consumo.

Já basta de controle sobre os nossos corpos e nossas vidas!

Denunciamos o conservadorismo que é cada vez mais violento em suas imposições sobre nossa sexualidade, nossos comportamentos e decisões.

Nas ruas, nas casas e universidades, a violência machista continua violando os corpos das mulheres todos os dias. E os lucros da indústria da beleza e dos cosméticos, assim como a indústria do sexo, com a prostituição e o tráfico, demonstram que capitalismo, racismo e patriarcado se fortalecem mutuamente.

Denunciamos o aumento da militarização e da violência policial. Em 2013, ao menos 6 pessoas foram mortas por dia pela polícia no Brasil. Denunciamos o racismo que faz com que, aqui, a cada 3 pessoas assassinadas, duas sejam negras.

Estamos nas ruas para denunciar a organização excludente das grandes cidades. Reivindicamos o direito a moradia, a ocupação dos espaços públicos, o direito ao transporte e a serviços públicos que garantam de fato condições para viver a vida que desejamos.

Nossa luta é por igualdade e liberdade para todas as mulheres!

Estamos nas ruas semeando liberdade e igualdade. Lutamos por uma vida sem violência e por autonomia. Lutamos pelo direito ao aborto legal e seguro para todas as mulheres que decidem interromper uma gravidez indesejada.

Estamos em luta pela superação da divisão sexual do trabalho e por um novo equilíbrio entre a produção e a reprodução. Estamos em marcha pela socialização do trabalho doméstico e de cuidados, por meio de ações que vão desde as creches públicas até a participação dos homens no trabalho que é realizado todos os dias em todas as casas.

Estamos em marcha pela ampliação e radicalização da democracia, que significa mais direitos, mais participação popular e fim do financiamento empresarial das campanhas eleitorais. Defendemos uma Constituinte exclusiva e soberana para realizar uma reforma política que coloque limites na atuação do poder econômico sobre a esfera pública.

Denunciamos o papel nefasto de grandes meios de comunicação em nossas vidas, como a Rede Globo que atua na criminalização das mulheres que fazem aborto, e a Rede Bandeirantes que insiste em dar espaço para programas que promovem a cultura do estupro. Por isso, exigimos a democratização dos meios de comunicação.

O feminismo é nossa alternativa!

Semeamos força feminista quando juntamos milhares de mulheres e afirmamos o feminismo como um movimento amplo e diverso, em luta para acabar com todas as desigualdades e discriminações que vivemos.

Estamos nas ruas semeando solidariedade entre as mulheres. Hoje, o mundo acompanha a resistência das mulheres kurdas, que há muitos anos estão ativas na luta por pela soberania e auto-determinação de seu povo e território. Elas têm sua história marcada pela coragem e valentia que muitas vezes significa dar a vida como forma de resistência. Assim como nas periferias das nossas cidades, as que continuam na batalha vivem dia a dia a dor da perda.

Somos solidárias ao povo venezuelano que resiste em defesa de seu processo de mudanças que hoje é ameaçado pelas forças reacionárias que atuam pelo poder do dinheiro, contra o poder de um povo livre e soberano.

Como mulheres latino-americanas, estamos alertas às movimentações da direita em todos os nossos países. Apostamos na mobilização popular para avançar nas mudanças e impedir retrocessos.

Como feministas em marcha até que todas sejamos livres, sabemos que para transformar esta sociedade não bastam avanços pontuais e apenas novas leis. Para mudar o mundo e mudar a vida das mulheres, é preciso atacar o coração das desigualdades, superar o sistema capitalista, patriarcal e racista e construir novas relações sociais.

4ª Ação Internacional: Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!

“Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres” é o eixo que nos movimenta nesta 4ª ação internacional da Marcha Mundial das Mulheres, de 8 de março até 17 de outubro de 2015.

Com esta ação, queremos fortalecer a defesa dos “territórios das mulheres”, que são compostos por nossos corpos, pelo lugar onde vivemos, trabalhamos e desenvolvemos nossas lutas, nossas relações comunitárias e nossa história.

No Brasil, diferente de outros momentos em que as mulheres de todo o país se reuniram em uma ação comum, a ação de 2015 será um processo enraizado em nível local. Mais informações em: www.marchamulheres.wordpress.com FONTE: Marcha Mundial de Mulheres de São Paulo



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico