Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TOCANTINS
8º Congresso Estadual dos Trabalhadores(as) Rurais e Agricultores(as) Familiares do Tocantins
WhatsApp

16 de Março de 2016



TEMAS RELACIONADOS:
tocantins

Segue até sexta-feira (18), em Miracema –TO, o 8º Congresso Estadual dos Trabalhadores(as) Rurais e Agricultores(as) Familiares do Tocantins, que traz como tema: “Famílias Agricultoras Alimentando o Povo”.

O Congresso que conta com a participação de 92 delegados (as) do estado, também presta uma homenagem ao ex-presidente da CONTAG e deputado estadual pelo PT do Pernambuco, Manoel dos Santos (Manoel de Serra), falecido em abril de 2015.

O 8º Congresso da FETAET se faz como um espaço de reflexão, proposição e de reafirmação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Onde a partir dos debates e análises será construído o documento base com propostas que indicarão caminhos para o fortalecimento do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) do Tocantins.

Além do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino Matias, que também é o atual presidente da FETAET, estiveram na mesa de abertura do 8º Congresso, toda a diretoria e coordenações da Federação do Tocantins, Maria Benício da CUT, Arlindo Alves Motta da CTB, o delegado federal do MDA -TO, Silvio Ney Barros TO, o coordenador extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, Geilson Sales, além de representantes dos Movimentos Sociais ligados a Educação do estado e do Partido dos Trabalhadores (PT).

“O Congresso tem um compromisso político com a classe trabalhadora rural e agricultores e agricultoras familiares tocantinenses. É momento de reafirmar nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), que será implementado pela nova diretoria da Federação. Fico feliz também com a presença de representantes do Governo no Congresso, e espero que eles(as) possam além de participar, também contribuírem com dias melhores para o meio rural do Tocantins”, afirmou Willian Clementino Matias, na abertura oficial do 8º Congresso da FETAET.

A programação do Congresso continua com uma análise de conjuntura, trabalhos de grupos, proposições para os próximos 4 anos, além da eleição da nova diretoria da FETAET.

FETAET: 27 anos de lutas e conquistas

Ao longo dos 27 anos completados em novembro de 2015, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (FETAET), sempre esteve presente na elaboração, defesa e implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), através de uma ampla e massiva Reforma Agrária, valorização de Fortalecimentos da Agricultura Familiar, defesa dos Direitos dos Assalariados(as) Rurais, por uma Política de Educação do Campo para o Campo, Previdência Pública, gratuita e de qualidade, por igualdade de Gênero e Geração, Fortalecimento das Organizações dos Trabalhadores, e por um Meio Ambiente equilibrado.

A FETAET, é filiada a Confederação Nacional dos Trabalhadores/as na Agricultura – CONTAG, e a Central Única dos Trabalhadores - CUT foi fundada em 27 de novembro de 1988, na cidade de Gurupi-TO, inicialmente com a participação de 16 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR’s, que eram filiados a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás. Atualmente representa 80 Sindicatos, estando em 120 municípios do estado, com mais de 150 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais filiados.

Através dos seus Sindicatos representa: assalariados permanentes ou eventuais, safristas na agricultura, criação de animais, silvicultura, hortifruticultura e extrativismo rural; agricultores familiares, arrendatários, assentados da reforma agrária, meeiros ativos e aposentados.

Vale destacar que suas grandes lutas como o Grito da Terra Brasil, Marcha das Margaridas e o Festival da Juventude Rural, foram responsáveis por trazer conquistas significativas.

No entanto, a FETAET continua a reivindicar políticas públicas voltadas à infraestrutura básica e produtiva e serviços públicos de qualidade, pois entende que só assim será garantida a dignidade para homens, mulheres, crianças, jovens e idosos que vivem no meio rural.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico