Segue até sexta-feira (18), em Miracema –TO, o 8º Congresso Estadual dos Trabalhadores(as) Rurais e Agricultores(as) Familiares do Tocantins, que traz como tema: “Famílias Agricultoras Alimentando o Povo”.
O Congresso que conta com a participação de 92 delegados (as) do estado, também presta uma homenagem ao ex-presidente da CONTAG e deputado estadual pelo PT do Pernambuco, Manoel dos Santos (Manoel de Serra), falecido em abril de 2015.
O 8º Congresso da FETAET se faz como um espaço de reflexão, proposição e de reafirmação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Onde a partir dos debates e análises será construído o documento base com propostas que indicarão caminhos para o fortalecimento do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) do Tocantins.
Além do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino Matias, que também é o atual presidente da FETAET, estiveram na mesa de abertura do 8º Congresso, toda a diretoria e coordenações da Federação do Tocantins, Maria Benício da CUT, Arlindo Alves Motta da CTB, o delegado federal do MDA -TO, Silvio Ney Barros TO, o coordenador extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, Geilson Sales, além de representantes dos Movimentos Sociais ligados a Educação do estado e do Partido dos Trabalhadores (PT).
“O Congresso tem um compromisso político com a classe trabalhadora rural e agricultores e agricultoras familiares tocantinenses. É momento de reafirmar nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), que será implementado pela nova diretoria da Federação. Fico feliz também com a presença de representantes do Governo no Congresso, e espero que eles(as) possam além de participar, também contribuírem com dias melhores para o meio rural do Tocantins”, afirmou Willian Clementino Matias, na abertura oficial do 8º Congresso da FETAET.
A programação do Congresso continua com uma análise de conjuntura, trabalhos de grupos, proposições para os próximos 4 anos, além da eleição da nova diretoria da FETAET.
FETAET: 27 anos de lutas e conquistas
Ao longo dos 27 anos completados em novembro de 2015, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (FETAET), sempre esteve presente na elaboração, defesa e implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), através de uma ampla e massiva Reforma Agrária, valorização de Fortalecimentos da Agricultura Familiar, defesa dos Direitos dos Assalariados(as) Rurais, por uma Política de Educação do Campo para o Campo, Previdência Pública, gratuita e de qualidade, por igualdade de Gênero e Geração, Fortalecimento das Organizações dos Trabalhadores, e por um Meio Ambiente equilibrado.
A FETAET, é filiada a Confederação Nacional dos Trabalhadores/as na Agricultura – CONTAG, e a Central Única dos Trabalhadores - CUT foi fundada em 27 de novembro de 1988, na cidade de Gurupi-TO, inicialmente com a participação de 16 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR’s, que eram filiados a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás. Atualmente representa 80 Sindicatos, estando em 120 municípios do estado, com mais de 150 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais filiados.
Através dos seus Sindicatos representa: assalariados permanentes ou eventuais, safristas na agricultura, criação de animais, silvicultura, hortifruticultura e extrativismo rural; agricultores familiares, arrendatários, assentados da reforma agrária, meeiros ativos e aposentados.
Vale destacar que suas grandes lutas como o Grito da Terra Brasil, Marcha das Margaridas e o Festival da Juventude Rural, foram responsáveis por trazer conquistas significativas.
No entanto, a FETAET continua a reivindicar políticas públicas voltadas à infraestrutura básica e produtiva e serviços públicos de qualidade, pois entende que só assim será garantida a dignidade para homens, mulheres, crianças, jovens e idosos que vivem no meio rural.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes