O 8º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Espírito Santo (CETTR-ES) continua hoje (7) o dia inteiro com as 7 comissões temáticas. O CETTR-ES está sendo realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (FETAES). O debate está sendo em torno de 7 comissões temáticas, são elas: Relações Institucionais; Gestão e Finanças; Formação, Organização Sindical e Comunicação; Mulheres e Terceira Idade; Políticas Sociais e Juventude; Política Agrícola e Meio Ambiente e Política Agrária e Assalariados Rurais.
As atividades acontecem até sexta-feira (8), na Casa de Retiro São Francisco Xavier, localizada em Santa Isabel (Domingos Martins/ES). Participam cerca de 130 pessoas dentre elas, delegados (as), representantes dos 60 sindicatos filiados à Federação), além de assessoria da FETAES e da CONTAG.
A abertura política contou com as presenças da diretoria executiva da FETAES, representada pelo presidente Julio Cesar Mendel pelos diretores Cleiton Gomes, Leomar Waiandt e José Izidoro e pelas diretoras, Maria Augusta Búffolo, Ranielle Bianchi e Ediane Barbosa; além do presidente do STR de Domingos Martins, Nioben Simmer, da secretária de Mulheres da Contag, Alessandra da Costa Lunas, do secretário de Meio Ambiente da CUT Nacional, Jasseir Alves Fernandes; da presidente da CUT/ES Noemia Simonassi; do vice-governador Givaldo Vieira. Autoridades políticas também marcaram presença, Jose Carlos Nunes, Genivaldo Lievori, o deputado estadual Professor Roberto Carlos, Perly Cipriano e Toninho Balbino.
A secretária de formação e Organizacão Sindical Maria Augusta Búffolo em sua saudação inicial acolheu todos os presentes destacando a participação de todos os delegados. “Sem vocês não estaríamos aqui realizando essa importante ação que é o nosso Congresso. Estamos vivendo um momento novo do sindicalismo e o Congresso acontece exatamente neste período. Temos aqui delegados de auto nível para tirarmos esses encaminhamentos, somar à união do movimento sindical a implementação do Projeto Alternativo Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário (PADRSS) e acima de tudo a representação e o fortalecimento dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado e país”, destaca Augusta.
O presidente da FETAES, Julio Mendel em sua fala destacou os 46 anos da FETAES e as conquistas desta trajetória pautadas no desenvolvimento rural, sustentável e solidário. “Ainda são muitos os desafios, mas não existe nenhum país com soberania e segurança alimentar se não tiver uma agricultura familiar fortalecida. Representamos cerca de 78 municípios e aproximadamente 400 mil trabalhadores. Esta em nossas mãos encaminhar e deliberar diretrizes para milhares de trabalhadores que neste momento estão em suas atividades e nos confiaram a responsabilidade de representa-los.
Esta é a instancia máxima do movimento sindical, por isso a importância de discutir não só da diretoria da FETAES, mas responsabilidade de todos os delegados e delegadas discutir e encaminhar propostas que vão de encontro com projeto construído pelas mãos de todos os trabalhadores”, afirma o presidente.
Após a solenidade de abertura, a programação a seguiu às 14h30, com Análise de Conjuntura Política Sindical com as contribuições da secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra da Costa Lunas e do secretário nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso. Logo após às 16h30 iniciaram os trabalhos das comissões temáticas.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari