Mais uma vez, a Fetaes e os sindicatos de trabalhadores rurais filiados promoveram em Vitória o grande encontro Campo & Cidade, através da Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo – Feafes. Neste ano, a feira aconteceu entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro.
Com uma diversidade de produtos ainda maior do que nos anos anteriores, a 7ª edição da Feafes bateu recorde de público, durante os três dias cerca de 50 mil pessoas passaram pelos estandes montados na Praça do Papa.
Foram armadas 123 barracas, onde 300 expositores de associações e cooperativas de cerca de 40 municípios capixabas, representados pelos sete territórios do Ministério do Desenvolvimento Agrário, expuseram e comercializaram os mais diferentes produtos da agricultura familiar.
O que mais chamou atenção dos visitantes neste ano foi o grande número de produtos exóticos que poucos são vistos no estado, como o cupuaçu e a imensa variedade de flores e plantas, entre elas, catléias, labiatas, orquídeas. A delicadeza e o acabamento bem feito dos artesanatos que produzidos com as mais diferentes matérias-primas como fibras de bananeiras, conchas, retalhos também surpreenderam aqueles que passaram pela feira, além dos deliciosos biscoitos, pães, doces, vinhos, licores e outros. O estande do café orgânico foi um dos mais procurados pelos visitantes e quem provou a iguaria gostou, exemplo da comerciante Domingas Casotti. “Esse café tem um gosto bem diferente, ele é muito saboroso e difícil achar produtos dessa qualidade nos mercados”, revelou Domingas. Para os expositores foram feitas várias palestras no auditório central que abordaram temas como Associativismo e Cooperativismo na Agricultura Familiar e Economia Solidária; Legislação Sanitária; Benefícios das Ervas Medicinais para a Saúde e Meio Ambiente.
Durante o evento também foi feito o lançamento do livro “Plantas que dão vida: benefícios das ervas medicinais para a saúde”, de autoria da médica homeopata e fitoterapeuta Henriqueta Tereza do Sacramento.
Neste ano, pela primeira vez, foi montada nas mediações da Feafes uma maquete do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), onde foram demonstradas práticas ecológicas sustentáveis que beneficiam o agricultor no que diz respeito à saúde alimentar e que contribui com a geração de renda.
Muitas pessoas de outros estados estiveram no Espírito Santo exclusivamente para participar da Feafes, entre elas dirigentes de outras entidades do MSTTR e representantes de associações e cooperativas. Aqueles que visitaram a feira pela primeira vez gostaram do que viram como o presidente da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). “A feira está linda, todos os estados deveriam seguir esse exemplo, isso valoriza e fortalece a agricultura familiar brasileira.”
Em todos os dias aconteceram apresentações culturais e shows regionais. FONTE: Comunicação da Fetaes