De 22 a 25 de maio, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Tocantins (Fetaet) realizou, na cidade de Miracema (TO), o 7º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Tocantins. Contando com 151 delegados(as) inscritos(as) com direito de voz e voto, o 7º Congresso elegeu a nova diretoria da federação, com mandato de 4 anos, e estabeleceu as diretrizes para a nova gestão. A nova direção juntamente com Romão Gomes Wanderley, o novo presidente eleito, tomarão posse no próximo 14 de julho em cerimônia a ser realizada na capital Palmas.
Pela CONTAG, estiveram presentes o presidente Alberto Broch e o secretário de política agrária Willian Clementino, que também é vice-presidente da Fetaet. O Congresso também recebeu José Roque Santiago (presidente da CUT Tocantins), Raimundo Boi (representando o governador de Tocantins), Agostinho Chaves (delegado do MDA de Tocantins), entre outros representantes de entidades parceiras e sindicais. Do governo, compareceram autoridades como o deputado estadual Zé Roberto (PT) e o superintendente do INCRA, Ruberval Gomes.
Alberto Broch, que participou da solenidade de abertura do 7º Congresso, parabenizou o evento: “faço votos para que a nova direção eleita siga as decisões tomadas pelos delegados e delegadas do 7º Congresso e continue fortalecendo a federação, a região norte e a CONTAG”. Para Willian Clementino, a expectativa é boa. “Creio que as orientações políticas do congresso somadas à direção eleita, que é de alto nível dentro movimento sindical do Tocantins, resultará em um mandato de sucesso”, comemorou.
Os temas orientadores “Implementando o PADRSS por: Reforma Agrária, fortalecimento da agricultura familiar, produção de alimentos saudáveis e justiça no campo” serviram como base para os debates sobre os rumos do movimento sindical no Estado frente aos impactos das políticas de reforma agrária, agrícola, ambiental, social e territorial voltadas para a agricultura familiar e assalariados rurais.
Foi definida também a criação da regional da Apa do Cantão, que passa a ser a 6º regional interna da Federação do Tocantins (antes eram 5) e consolida-se como espaço de articulação do movimento sindical.
O 7º Congresso foi denominado de Edinamar Silva Rocha, homenagem à jovem conselheira fiscal da gestão 2008/2012, que faleceu este ano. FONTE: Imprensa Contag - Julia Grassetti