Cerca de 600 famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) estão acampadas desde a manhã deste sábado (12) em uma fazenda da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas), que fica em Agudos, no interior de São Paulo.
A Ambev informou por meio de assessoria que já comunicou as autoridades. Ainda não há previsão para a desocupação da área.
De acordo com a assessoria de imprensa do MST, a fazenda tem 5,4 mil hectares, dos quais parte é utilizada para o plantio de eucalipto e cana-de-açúcar. O movimento reivindica que as áreas sejam destinadas à reforma agrária já que, segundo o MST, a fazenda faz parte dos 15 mil hectares de terras improdutivas da região.
A ocupação deu início à Jornada Nacional da Luta Pela Reforma Agrária em São Paulo, que acontece em vários Estados e lembra os 12 anos da morte dos 19 trabalhadores rurais em Eldorado dos Carajás (PA), em 17 de abril de 1996.
Hoje pela manhã, um grupo de 50 famílias do MST realizou uma manifestação na rodovia Anhangüera, em protesto ao projeto de instalação de um depósito de lixo nas terras da Sabesp, na região.
FONTE: Folha OnLine - 12/04/08