Compartilhar experiências e fortalecer a luta pela democracia, por soberania, pelo respeito às diversidades, por políticas públicas e sucessão rural: esses são os maiores objetivos do 4º Festival Nacional da Juventude Rural.
Nos dias 5 a 7 de maio de 2020, cinco mil jovens de todos os estados brasileiros estarão reunidos(as) em Brasília para mostrar para a sociedade seu papel fundamental para a soberania e segurança alimentar de nosso País, assim como reafirmar a importância da participação popular nos diversos espaços de construção democrática, defender a pauta ambiental, dos povos originários e tradicionais e de soberania nacional, e também debater temas como o processo eleitoral brasileiro, agroecologia, educação do campo e diversas questões essenciais para a construção de um projeto de vida digna no campo, florestas e águas do Brasil.
Nos três dias de festival serão realizados debates políticos, dezenas de oficinas formativas, apresentações culturais, mostra da produção da juventude rural e, no dia 07 de maio, uma marcha reivindicatória pela Esplanada dos Ministérios.
Por que a juventude rural vem para Brasília em 2020?
A juventude rural é um dos setores da sociedade brasileira mais atingidos pelos cortes orçamentários consequentes da Emenda Constitucional 95/2016, que têm impactado políticas públicas importantes para a agricultura familiar, políticas de educação do campo, ensino superior, comercialização da produção, acesso à terra, assistência técnica e extensão rural e outras políticas fundamentais para a permanência digna no campo, como cultura, esporte, lazer e trabalho, por exemplo.
Em um cenário de desmonte de políticas públicas e perda de direitos, é fundamental destacar o protagonismo da juventude trabalhadora rural no projeto de desenvolvimento rural que valoriza a agricultura familiar, promovendo a e condições dignas de vida e de trabalho no campo, com sustentabilidade e solidariedade. Por essas razões, o 4º Festival Nacional da Juventude Rural tem como tema “Juventude Rural, a hora é agora!” e como lema “Juventude na luta por democracia, soberania, respeito às diversidades, políticas públicas e sucessão rural”.
O que é o Festival da Juventude Rural?
O Festival Nacional da Juventude Rural é uma ação política realizada a cada quatro anos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), articulada com as Comissões Estaduais de Jovens, as 27 Federações e mais de quatro mil sindicatos filiados.
Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: nos anos de 2007, 2010 e 2015. Cada um deles contou com a participação de cinco mil jovens rurais de todo o Brasil e trouxe avanços como o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens, proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, entre outras conquistas. O 3º Festival da Juventude Rural, realizado em 2015, contou com delegação de 21 jovens de nove países da América Latina, abrindo as portas para o fortalecimento da integração da juventude rural em nosso continente, que passa por desafios políticos e econômic