Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 


Notícias

Vídeos

Artigos

Áudios

Páginas

Documentos
4º Festival Nacional da Juventude Rural
WhatsApp

Compartilhar experiências e fortalecer a luta pela democracia, por soberania, pelo respeito às diversidades, por políticas públicas e sucessão rural: esses são os maiores objetivos do 4º Festival Nacional da Juventude Rural.

Nos dias 5 a 7 de maio de 2020, cinco mil jovens de todos os estados brasileiros estarão reunidos(as) em Brasília para mostrar para a sociedade seu papel fundamental para a soberania e segurança alimentar de nosso País, assim como reafirmar a importância da participação popular nos diversos espaços de construção democrática, defender a pauta ambiental, dos povos originários e tradicionais e de soberania nacional, e também debater temas como o processo eleitoral brasileiro, agroecologia, educação do campo e diversas questões essenciais para a construção de um projeto de vida digna no campo, florestas e águas do Brasil.

Nos três dias de festival serão realizados debates políticos, dezenas de oficinas formativas, apresentações culturais, mostra da produção da juventude rural e, no dia 07 de maio, uma marcha reivindicatória pela Esplanada dos Ministérios.

Por que a juventude rural vem para Brasília em 2020?

A juventude rural é um dos setores da sociedade brasileira mais atingidos pelos cortes orçamentários consequentes da Emenda Constitucional 95/2016, que têm impactado políticas públicas importantes para a agricultura familiar, políticas de educação do campo, ensino superior, comercialização da produção, acesso à terra, assistência técnica e extensão rural e outras políticas fundamentais para a permanência digna no campo, como cultura, esporte, lazer e trabalho, por exemplo.

Em um cenário de desmonte de políticas públicas e perda de direitos, é fundamental destacar o protagonismo da juventude trabalhadora rural no projeto de desenvolvimento rural que valoriza a agricultura familiar, promovendo a e condições dignas de vida e de trabalho no campo, com sustentabilidade e solidariedade. Por essas razões, o 4º Festival Nacional da Juventude Rural tem como tema “Juventude Rural, a hora é agora!” e como lema “Juventude na luta por democracia, soberania, respeito às diversidades, políticas públicas e sucessão rural”.

O que é o Festival da Juventude Rural?

O Festival Nacional da Juventude Rural é uma ação política realizada a cada quatro anos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), articulada com as Comissões Estaduais de Jovens, as 27 Federações e mais de quatro mil sindicatos filiados.

Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: nos anos de 2007, 2010 e 2015. Cada um deles contou com a participação de cinco mil jovens rurais de todo o Brasil e trouxe avanços como o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens, proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, entre outras conquistas. O 3º Festival da Juventude Rural, realizado em 2015, contou com delegação de 21 jovens de nove países da América Latina, abrindo as portas para o fortalecimento da integração da juventude rural em nosso continente, que passa por desafios políticos e econômic

WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico