Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
16 de março - Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
WhatsApp

16 de Março de 2021


Comunicação CONTAG - Arte: Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
meio ambiente

O dia 16 de março é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Estabelecido pela lei federal 12.533 em dezembro de 2011. A data também é uma referência a 16 de março de 1998, momento em se abriu o processo de reconhecimento ao Protocolo de Kyoto, tratado internacional articulado para levar países desenvolvidos a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa, especialmente dióxido de carbono (CO2).

As Mudanças climáticas podem ser causadas por processos naturais e também pela ação do homem. Entre as práticas humanas que têm mudado o clima, encontra-se, principalmente a emissão dos gases formadores do efeito estufa: o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e perfluorcarbonetos (PFC's).

O dióxido de carbono é emitido em processos de combustão, como em motores e caldeiras. O metano é originado, principalmente, em processos biológicos como o tratamento de efluentes líquidos e em aterros sanitários, bem como em atividades agropecuárias. Outra atividade emissora de metano é a extração e refino do petróleo.

O excesso desses gases na atmosfera terrestre, principalmente a partir da Revolução Industrial, tem causado o efeito estufa no nosso planeta, e consequentemente provocado o desequilíbrio do sistema climático.

Com o mundo em desequilíbrio, aumenta o número de processos evolutivos mais rápidos e diversificação de doenças como a Covid-19, à medida que os agentes patogénicos se espalham facilmente para o gado e os seres humanos.

“Não existe dúvidas de que a Covid-19 é a evidencia de que a Natureza está em desequilíbrio provocado pelos humanos. Portanto, os temas ambientais devem assim ser integrados em toda a gestão pública e/ou privada. Precisamos proteger os nossos ecossistemas, e evitarmos sofrer com isso”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.

A necessidade de o mundo tomar medidas para combater a mudança do clima e seus impactos é um tema tão urgente, que está entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 30 da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as metas do ODS 13, estão:

13.1 Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países;

13.2 Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais;

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima;

13.a Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] para a meta de mobilizar conjuntamente US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020, de todas as fontes, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações de mitigação significativas e transparência na implementação; e operacionalizar plenamente o Fundo Verde para o Clima por meio de sua capitalização o mais cedo possível;

13.b Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas.

“Num momento em que atravessamos a pandemia da Covid-19, aonde milhares de pessoas do Brasil e de todo o mundo têm suas vidas afetadas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adquirem mais importância do que nunca como via para uma recuperação verde. O ODS 13 nos convida promover ações urgentes para combater a mudança climática, e assim evitar impactos ambientais e garantir e a permanência das vidas no mundo”, destaca o secretário de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.

O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas não é apenas uma data para chamar a atenção da população para as alterações que estão ocorrendo mas, principalmente, um dia de reflexão sobre o nosso papel enquanto ser humano na promoção de ações que reduzam o impacto dessas mudanças sobre a Terra. FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico