Realizado nos dias 06, 07 e 08 de agosto de 2020, o 1º Festival Juventude Rural Conectada - Construindo um mundo novo foi o primeiro evento virtual da CONTAG, reunindo pela internet quase 100 mil pessoas em seus três dias, entre jovens rurais e suas famílias. O festival foi uma resposta e um reflexo do momento desafiador causado pela pandemia do novo coronavírus, que tornou obrigatórias diversas mudanças de comportamento, assim como a necessidade de distanciamento social.
A pandemia tornou ainda mais evidentes as desigualdades sociais e a necessidade de um Estado forte. A crise política que se agrava desde o golpe de 2016 torna o cenário ainda mais complicado, trazendo desafios próprios, como o aumento da polarização política e de todo tipo de violência e intolerância, processo culminado e fortalecido pelo atual governo federal. Diante desse cenário, é fundamental pensar e ajudar na construção de uma nova realidade que já está batendo em nossas portas.
A juventude rural afirmou que é necessário refletir sobre os caminhos para superar os desafios sociais e econômicos que todos(as) estamos enfrentando como consequência do vírus e das erráticas medidas para combatê-lo. A agricultura familiar é pilar fundamental para garantir a segurança e soberania alimentar de nossa população. E a juventude rural, como sujeito fundamental para o presente e futuro da agricultura familiar, quer e precisa fazer parte da construção desse mundo novo.
O 1º Festival Juventude Rural Conectada teve entre seus objetivos fortalecer esse debate, trazendo questões sobre respeito às diversidades, produção sustentável, preservação do meio ambiente e novas maneiras de organizar a produção, garantindo renda e qualidade de vida no campo, floresta e águas. Esses são temas incontornáveis e que, neste momento, se fizeram ainda mais urgentes.
Leia aqui o Documento do 1º Festival Juventude Rural Conectada, para saber qual o posicionamento da juventude rural neste momento tão desafiador de nosso País.
Leia também as notícias sobre nosso primeiro evento online do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais:
Primeiro dia do Festival conecta a Juventude Rural de todo o Brasil
Juventude Rural, a hora é agora!
&n