Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
1º de março: Dia Mundial do Turismo Ecológico
WhatsApp

01 de Março de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
ecoturismo
meio ambiente
turismo ecológico

O dia 1º de março, segundo o calendário ambiental, é o Dia Mundial do Turismo Ecológico, ou Ecoturismo, uma opção de atividade turística baseada na relação sustentável com a natureza, na conservação e educação ambiental, buscando a formação de uma consciência ambientalista por meio do contato com ambientes naturais.

No Brasil, o conceito de Ecoturismo surgiu em 1985, quando a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) iniciou o Projeto Turismo Ecológico, sendo que, a partir de então, surgiram experiências governamentais, como a realização de cursos para guias especializados, dentre outras, no intuito de impulsionar a economia do País no setor turístico, uma vez que o Brasil é um celeiro de riquezas naturais, com diversos biomas que agregam paisagens compostas por rios, cachoeiras, florestas, além de uma rica fauna e flora.

O turismo ecológico se diferencia do turismo tradicional principalmente pelo fato de que, no ecoturismo, as pessoas têm a oportunidade de interagir com a natureza de forma ativa e real no ambiente visitado, ver a vida em movimento na natureza, ao passo que, no turismo clássico, a interação com a paisagem se dá de forma contemplativa aos monumentos e paisagens, sem, de fato, uma interação viva com os espaços visitados.

Contudo, é preciso ter em mente que a interação com a natureza durante o turismo ecológico precisa respeitar alguns princípios básicos, tais como o respeito às comunidades locais, o envolvimento econômico efetivo destas comunidades nas atividades desenvolvidas, o respeito às condições naturais dos locais visitados, e a conservação do meio ambiente. Tudo isso como premissas de preservação ambiental, e para o bom desenvolvimento de um processo educativo para que o(a) turista incorpore preceitos de educação, valores e consciência de preservação do patrimônio ambiental que o planeta Terra nos oferece.

São muitas as opções de atividades que podem ser vivenciadas no turismo ecológico, como a realização de Acampamentos, Caminhadas, Trilhas, Cavalgadas, Ciclismo, Mergulho, só para citar algumas opções de lazer. A realização de tais atividades envolve diversos setores da sociedade, e podem trazer benefícios socioeconômicos ambientais, em níveis regionais e nacional, como investimentos na infraestrutura viária, de abastecimento, equipamentos médicos, geração de emprego, melhor distribuição de renda, auxílio na conservação das áreas naturais, e conscientização sobre o equilíbrio do meio ambiente.

Por outro lado, as atividades de Ecoturismo se não são realizadas dentro das normas legais de preservação ambiental, com um rígido planejamento, e com o estabelecimento de uma infraestrutura necessária ao atendimento da demanda, podem comprometer a harmonia e a preservação dos ambientes naturais visitados.

Assim, um número elevado de visitantes e sua rotatividade, pode causar impactos socioculturais como a perda de valores culturais tradicionais, e conflitos entre comunidade e visitantes; impactos econômicos, com a sobrevalorização de terras e imóveis, aumento do custo de vida local; impactos sobre a vida silvestre, através das alterações na reprodução, nos hábitos alimentares dos seres vivos dos locais visitados, a erosão e o desmatamento em trilhas, estradas inadequadas, e meios de transporte poluentes. Tudo isso pode causar danos muitas vezes irreparáveis à natureza, devido à grande deterioração da paisagem natural, e alteração dos ecossistemas.

“A CONTAG, as Federações e Sindicatos primam pelos processos de preservação ambiental, cuidado com a natureza, respeito à cultura e ao modo de vida dos povos do campo, da floresta e as águas, e nem poderíamos agir diferente, pois é da mãe terra e de toda a sua diversidade que os(as) agricultores e agricultoras familiares retiram o seu sustento na lida do dia a dia, inclusive através de algumas iniciativas pautadas no turismo ecológico. Nesse sentido, celebramos o dia 1º de março, Dia Mundial do Turismo Ecológico, acreditando que é possível a convivência harmônica entre homem, mulher e natureza”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Malheiros. FONTE: Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico