Três mil trabalhadores e trabalhadores rurais das carvoarias participaram nesta quinta e sexta-feira, no município de Floriano (PI), da 1ª Convenção Nacional dos Trabalhadores Rurais na Produção de Carvão. Durante a convenção, ficou definido, entre outros pontos, o piso-salarial de R$ 455 retroativo a partir de 1º de abril.
Além do salário fixo em carteira, os trabalhadores conquistaram o direito de participação dos lucros das empresas em algumas atividades. Outra definição foi a manutenção do fim do trabalho escravo e infantil nas carvoarias. Na prática, o setor patronal se comprometeu a não deixar que isso aconteça e os carvoeiros ficarão alerta em fiscalizar esse crime.
O secretário de Assalariados e Assalariadas da Contag, Antônio Lucas Filho, participou das reuniões nos dois dias e, segundo ele, os trabalhadores ficaram contentes, pois a negociação foi tranqüila, com clima amigável das duas partes. "O movimento sindical do Piauí está de parabéns, pois não tinham nenhum tipo de negociação e fizeram um esforço coletivo com a Contag para que esse setor tenha regras. Esse é um trabalho gratificante pelo compromisso que eles estão realizando conosco", declarou.
Vanessa Montenegro
Agência Contag de Notícias