Chão, cheiro, identidade, linguística regionalizada, nossa realidade... Palavras e frases que chamam para mais um módulo da Enfoc nas Regiões. Desta vez no Norte do Brasil! Ao todo cerca de 70 educandos (as) populares, em sua maioria, jovens e mulheres, participam até sexta-feira (24), em Manaus, do 2º módulo do Curso Regional de Educadores (as) em Formação Social. “Este é um módulo que convoca os educadores (as) populares que compõem a Rede da ENFOC, para olharem para a atual prática sindical. Para assim potencializarmos a ação e prática futura do MSTTR em cada Região. Uma ação que deve ter entre muitas características positivas, um caráter emancipatório dos sujeitos”, destaca o secretário de Formação e Organização da CONTAG, Juraci Souto, que vem acompanhando todo o desenvolvimento dos Cursos nas 5 regiões do país.
Entre os temas trabalhados neste 2º módulo do Curso Regional, estão: História do Sindicalismo no Mundo, Brasil e em cada Regional; Ação e Prática Sindical; Conquistas e Desafios para devolver o Sindicalismo; Organização Sindical, como foco na temática: Representação e Representatividade; entre outros temas de reflexão e debate. Vale ressaltar que entre as atividades Inter módulo propostas pela equipe da CONTAG, estão também as ações de mobilização para 5ª Marcha das Margaridas. Curso Regional de Educadores (as) em Formação Social Sudeste
O Curso que também teve o 2º módulo realizado de 13 a 17 no Rio de Janeiro, para educandos (as) do Sudeste, tem como objetivo principal, viabilizar a formação de militantes do MSTTR, de modo a aprimorar sua capacidade multiplicadora criativa e potencializadora da ação formativa em suas áreas de atuação militante. Entre os objetivos específicos, estão: • Socializar e aprofundar referenciais teóricos, políticos e ideológicos que fundamentam e alimentam os ideais e a luta sindical e popular. • Re-avaliar e fortalecer a luta sindical, numa visão e prática transformadoras, estimulando processos de mudanças de atitudes, comportamentos, coerentes com a concepção e as exigências de implementação do PADRSS. • Favorecer a experimentação, sistematização e apropriação de novas metodologias que realimentem a perspectiva transformadora da prática formativa do movimento sindical. • Contribuir para a constituição da rede de educadores e educadoras e desencadear processo de animação para com a realização da PNF e consolidação da estratégia de formação política de multiplicação criativa. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes