No solo fértil da luta sindical, a juventude do campo, florestas e águas semeia a força da resistência, que nasce para frutificar uma realidade melhor. Tendo como motivação o fortalecimento da agricultura familiar, a preservação do meio ambiente e a luta pela sucessão rural, a Comissão Nacional de Jovens definiu no último dia (12) o novo tema para os três momentos de visibilidade e fortalecimento de luta da juventude rural o 2º Festival Juventude Rural Conectada, os cinco Festivais Regionais e o 4º Festival Nacional da Juventude Rural: Semeando resistência e cultivando um mundo novo.
Outra boa notícia é a confirmação pela Secretaria de Esportes do Governo do Distrito Federal da realização do 4º Festival Nacional da Juventude Rural nos dias 25 a 27 de abril de 2023 no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília mesmo local em que foram realizados o 3º Festival, em 2015, e a 6º Marcha das Margaridas, em 2019. O ofício de confirmação foi enviado à CONTAG no dia 20 de abril. Começou a contagem regressiva de exatamente um ano até a concretização desse grande sonho da juventude rural!
Planejamento da Comissão Nacional de Jovens
Além de um novo Tema, a Comissão Nacional de Jovens decidiu também alterar a data do 2º Festival Juventude Rural Conectada para os dias 10 e 11 de agosto, para fortalecer a celebração da memória de Margarida Alves no dia 12 de agosto. Para acompanhar a mudança de Tema, a Comissão definiu também que vai mudar a identidade visual dos festivais, a tempo do Lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural durante o 6º Enafor, em maio.
Os Festivais Regionais da Juventude Rural também serão outro momento fundamental de mobilização da juventude e de aprofundamento das questões e demandas dos(as) jovens do campo floresta e águas. Essas são as datas previstas para a realização dos festivais regionais:
- Sul (Santa Catarina): 19 a 21 de outubro - Norte (Rondônia): 8 a 10 de novembro - Nordeste (Alagoas): 16 a 18 de novembro - Centro Oeste (Goiás): 30/11 e 01 e 02 de dezembro - Sudeste (Minas Gerais): 05 a 07 de dezembro
Temos uma grande renovação das representações de Jovens nos estados, mas é desafio bom construir com elas e eles todo o processo de formação e mobilização até o nosso 4º Festival Nacional da Juventude, em abril de 2023. Quem está chegando agora vem muita disposição para aprender, para dar sua opinião e trazer boas reflexões para o grupo. Estamos plantando no coração dessa juventude a sementinha da ousadia, da esperança, do protagonismo das mudanças que nosso país precisa, afirma a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.
Para aprofundar as decisões sobre os eventos, a Comissão de Jovens constituiu um Grupo de Trabalho (GT) específico para fazer propostas sobre os Festivais. Foi sobre os resultados do diálogo desse GT que a Comissão definiu esses e outros encaminhamentos. Outro desses encaminhamentos é de que o GT Festivais deve formular uma estrutura de conteúdos para o 2º Festival Juventude Rural Conectada e definir os( as) convidados(as) com base nas sugestões de nomes realizada pela Comissão e assessorias. São muitas as novidades que nossa juventude está planejando!
Vamos em frente, semeando resistência e cultivando um mundo novo! FONTE: Secretaria de Jovens da CONTAG