Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EXTRATIVISMO
Mulheres extrativistas do cerrado mato-grossense conquistam destaque nacional
WhatsApp

29 de Junho de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
extrativismo

Formada por 30 mulheres dos municípios de Cáceres e Mirassol D’oeste (MT) a Associação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal (ARPEP) vem conquistando visibilidade nacional com o trabalho de extração e beneficiamento do pequi, cumbaru e do babaçu nativos da região do cerrado pantaneiro.

A partir do beneficiamento dos frutos e sementes do cerrado as extrativistas elaboram uma série de produtos como a semente do cumbaru torrada, óleo de babaçu e pequi, conservas, pães e biscoitos de sabor agradável e alto teor nutritivo. A produção chega a 30 mil quilos por ano e parte dela abastece a merenda de escolas da região através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A associação reúne grupos de mulheres agroextrativistas de três assentamentos rurais e uma comunidade, localizados na região de transição do Cerrado mato-grossense com o Pantanal, ao sudoeste do Mato Grosso. O trabalho desenvolvido pelas agricultoras da ARPEP recebeu em 2013 o Prêmio Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável da Secretária de Políticas para Mulheres da Presidência da República. Este ano a associação já aprovou projetos em dois editais nacionais, como o lançado pelo Fundo Socioambiental Casa, entidade que apoia o fortalecimento e a organização de cooperativas e associações que desenvolvem trabalhos voltados para sustentabilidade ambiental e social de comunidades.

O trabalho desenvolvido pela Associação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal valoriza a identidade e o pertencimento que a população estabelece com a terra e o ambiente natural, aumentando a segurança alimentar ao manter hábitos de consumo humano seculares ligados a agrobiodiversidade dos frutos e sementes do cerrado.

O agroextrativismo exercido pelas mulheres de Cáceres e Mirassol D’oeste favorece, também, a preservação dos modos peculiares de aproveitamento e preparação de alimentos próprios da cultura alimentar regional. Colocando em evidência, ao mesmo tempo, a importância da preservação do cerrado como contraponto ao desmatamento provocado pelo avanço da monocultura da cana e da pecuária bovina presenciado atualmente na região de fronteira do Brasil com a Bolívia.

A iniciativa reconhecida nacionalmente nasceu da participação de mulheres de vários assentamentos e comunidades da região em atividades de mobilização realizadas pela Fase – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional no ano de 2005. A proposta tinha como objetivo promover o debate junto às comunidades sobre a construção de alternativas ao agronegócio e a importância da diversificação da produção, da valorização das mulheres no campo e do manejo sustentável dos agroecossistemas para a garantia da segurança alimentar nutricional das famílias camponesas da região.

Nos dias 8 e 9 de julho a presidente da ARPEP, Érica Kusue, participará juntamente com outras mulheres extrativistas do 2º Encontro Temático: A Atuação das Mulheres na Construção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá em Porto Alegre (RS). Segundo Érica. “O caminho para alcançar a valorização dos produtos e o reconhecimento público do trabalho de agroextrativismo é uma luta constante, que começa em casa com a superação do machismo dos companheiros, um trabalho que vem trazendo bons frutos porque melhora a renda e a qualidade de vida de muitas famílias dos assentamentos e comunidades de Cáceres e da região, nunca imaginamos que chegaríamos tão longe, mas o resultado esta aí, é só acreditar e confiar na força que nós mulheres temos”, enfatizou a presidente.

A partir do segundo semestre os produtos elaborados pela Associação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal estarão disponíveis no entreposto da Cooperativa Conexão Verde Vitória (Coopervv), iniciativa patrocinada pela Petrobras que incentiva e apoia o comércio justo e solidário de produtos regionais. FONTE: Assessoria de Comunicação do Instituto Cidade Amiga- Paulo Wagner Moura de Oliveira



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico