Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONTAG NA 13º FREPOP
"Formação sindical popular e a luta pelo direito à saúde"
WhatsApp

20 de Julho de 2016


Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
contag na 13º frepop

Com o objetivo de ser um território onde educadores/as populares, aprendizes de todas as matizes sociais e educadores/as que atuam sob o pressuposto de conhecimento socialmente construído e partilhado de forma horizontal, se reúnem para desenvolver atividades de partilha de saberes nos formatos de rodas de conversa, oficinas, painéis, vivências e visitas nas comunidades, segue até sexta-feira(22 de julho), em Recife, Pernambuco, o 13º Fórum Nacional de Educação Popular (FREPOP).

A CONTAG participa do 13º FREPOP com 5 Oficinas, entre elas, a Oficina "Formação sindical popular e a luta pelo direito à saúde", que será apresentada pela assessora de Políticas Sociais da CONTAG, Juliana Acosta.

O projeto “Formação de Facilitadores para a Gestão Participativa da Política de Saúde do Campo, Floresta e Águas” é uma iniciativa da CONTAG em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz .

O projeto foi desenvolvido ao longo de 2 anos e teve como principal objetivo a formação de facilitadoras e facilitadores para o processo de implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas - PNSIPCFA em 18 estados, contemplando as 5 regiões do País.

Desta forma, foram formados conjuntamente, 182 dirigentes e assessores(as) sindicais e lideranças do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais(MSTTR), coordenado pela CONTAG, e 111 trabalhadores(as) e gestores do Sistema Único de Saúde - SUS para atuação articulada nos processos de formulação e implementação de políticas de saúde loco/regionais, a partir das necessidades de trabalhadores e trabalhadoras na agricultura, contemplando ações de vigilância ambiental e de saúde do trabalhador(a), as questões de gênero, de etnia, geracional, entre outras.

O desenvolvimento do projeto se deu por meio de um curso de formação em dois módulos presenciais, complementados por atividades práticas no período entre os módulos presenciais.

A Educação Popular foi o percurso metodológico adotado, ou seja, partiu-se da realidade de vida dos trabalhadores(as) na agricultura, problematizando este contexto, buscando-se construir caminhos para conscientização e superação das contradições na busca de qualidade de vida no campo.

No primeiro módulo foram problematizadas as situações de saúde e de doença, a partir da realidade dos participantes, contextualizado o histórico de luta pelo direito à saúde e conquista da PNSIPCFA, discutido o modelo de desenvolvimento agrário,bem como os impactos gerados na vida (ambiente, saúde, trabalho, sociedade) de trabalhadoras e trabalhadores na agricultura.

No período intermódulos foram realizadas atividades práticas para aprofundamento das necessidades de saúde nos territórios, envolvendo facilitadores do MSTTR e do SUS, elaborando então um diagnóstico de realidade que subsidiou a elaboração de um plano de ações e metas no segundo módulo, a fim de contribuir com o processo de implementação daPNSIPCFA.

Ao todo foram formados(as) 293 facilitadores(as) e 18 planos de ação elaborados.

Em síntese, os planos de ação foram elaborados a partir de 3 eixos: modos de produção e a relação com saúde e ambiente; controle social e gestão participativa; e ampliação do acesso ao SUS. Foi possível a produção de conhecimentos sobre a questão agrária e o direito à saúde, contribuindo para problematizar a relação entre rural e urbano, demanda e necessidades, saúde e doença e a elaboração de estratégias e ações para enfrentamento à aguda diferenciação em termos de acesso e disponibilidade de redes de atenção à saúde das pessoas que tem seus processos de vida e trabalho relacionados ao campo, florestas e águas.

“Ficou evidente que há demandas históricas que avançam pouquíssimo como o saneamento básico rural, o fim das contaminações por agrotóxicos, um modelo de atenção que contemple as especificidades desta população, com valorização dos saberes e práticas tradicionais e populares de cuidado, entre outras. É estratégico o fortalecimento da pauta da saúde no conjunto do MSTTR, investido em formação e comunicação, como também é preciso fazer que as ações e serviços do SUS passem a atender melhor as necessidades de saúde destas populações, garantindo condições para implementação da PNSIPCFA em sua integralidade”, destaca o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves.

Veja toda programação do 13º FREPOPAQUI FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da Assessoria de Políticas Sociais da CONTAG



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico