A valorização dos saberes populares e orientações sobre a saúde do idoso integraram o Encontro de Agricultores Familiares da Terceira Idade, realizado na comunidade de Mandacaru, distrito de Juazeiro-BA, com a presença de mais de 50 idosos(as).
"A juventude precisa conhecer as nossas vivências, memórias, dificuldades... Esse evento proporcionou o resgate e a valorização dos saberes da terceira idade", destacou Josefa Rita da Silva, secretária da Terceira Idade da CONTAG.
A formação do Encontro foi animada por diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), que integram a Rede de Educadores(as) Populares da Escola Nacional de Formação da CONTAG, José Alves Duarte (Didi da Massaroca) e Regina Lúcia Vieira (Lucinha). Os dirigentes compartilharam com os idosos(as), os principais pontos do Estatuto do Idoso, Saúde e Prevenção na terceira idade e promoveram um momento de lazer, com a realização de atividades laborais. "O Encontro é uma forma de valorizar e orientar os idosos (as)”, destacou Didi.
Ainda durante o Encontro, foram realizadas místicas que buscaram resgatar as memórias e os saberes dos idosos da comunidade. "A nossa ideia é levar os idosos(as) a refletirem sobre a luta do movimento sindical, pelo acesso à políticas públicas que vêm mudando a vida dos povos do campo", pontuou Regina Lúcia.
FONTE: Comunicação Fetag-BA, com informações do Blog Geraldo José (REDE BAHIA)